Seguros Unimed reforçando sustentabilidade

No ano passado, a Seguros Unimed concentrou os seus esforços na ampliação do Programa Atitude Sustentável, que foi implantado na companhia há mais de quatro anos e visa a estimular o consumo consciente da água, energia e também do papel entre o time de trabalho da seguradora. A iniciativa incentiva a redução mensal no consumo de água e energia em 5% e do número de impressões em 25%. Os resultados demonstram o sucesso do trabalho: são 26% de economia de água (em m3), 12% (em KW) de energia, por colaborador, e mais de 6 milhões de folhas de papel deixaram de ser impressas, considerando o tempo de existência do programa.
 
Mais do que isso, a seguradora também conta, nos dois edifícios que abrigam a sua matriz, em São Paulo, com recursos sustentáveis em suas instalações. Entre eles está o abastecimento por poço artesiano; cisterna para armazenamento de água da chuva para reuso na limpeza e jardinagem; equipamentos mais eficientes para evitar o desperdício de água e energia, como torneiras automáticas com sensores e redutores de pressão; sistema de ar-condicionado Set Free; lâmpadas fluorescentes e refletores de alumínio anodizado.
 
Além disso, desde 2010, a Seguros Unimed realiza um inventário de suas emissões indiretas de CO2 (concentradas, em sua maioria, no transporte de colaboradores) e – para minimizar os impactos ao meio ambiente – reduziu o número de viagens aéreas e incentivou a carona solidária durante todo o ano de 2014. Sem contar a continuidade do Projeto Reciclo, que promove aos clientes e à comunidade o descarte correto das suas carteirinhas (do seguro saúde ou outros cartões, como os de banco) inutilizadas em PVC. A ação contempla a máquina Papa Cartão, localizada no prédio que abriga a matriz da Seguros Unimed e nas estações Paraíso e Consolação do metrô de São Paulo, além do Shopping Continental. A máquina tritura as carteirinhas para que, posteriormente, sejam transformadas em brindes reciclados.
 
Em 2014, foram 350 mil cartões coletados. O número foi significante e a visibilidade do projeto, no período, também. Tanto que a Papa Cartão marcou presença nas apresentações da peça “Como fazer um mundo melhor”, que levou questões de educação ambiental a 10 escolas de comunidades paulistas, beneficiando mais de 1.200 crianças.
 
A sustentabilidade é parte fundamental da estratégia da seguradora. Por isso, em 2014, a partir de um Diagnóstico de Sustentabilidade, as lideranças da companhia identificaram os riscos e oportunidades da empresa tendo a sustentabilidade como foco e priorizando as melhores práticas do setor. Os esforços da seguradora nos próximos anos terão como foco cinco temas, definidos na revisão de sua Matriz de Materialidade e que terão prioridade no Planejamento Estratégico 2015: Qualidade do Serviço e Atendimento, Inovação de Produtos e Serviços Responsáveis, Educação e Comunicação para Clientes, Gestão da Cadeia de Valor, Gestão da Operação Direta e Segurança e Privacidade de Dados de Clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima