O Senac-RS contratou a Stefanini para modernizar e desenvolver uma nova solução de matrículas on-line, alinhada com métodos do e-commerce. Para a concepção e desenvolvimento da solução foi utilizado o Stefanini Dive, que consiste em uma abordagem holística que visa ser atalho para ajudar na criação e validação de soluções de forma inovadora, em cinco dias. Durante esse período, as equipes da Stefanini e do Senac-RS trabalharam de maneira colaborativa e com um mix de métodos como: design thinking, design sprint e lean startup, desde a concepção do problema até a entrega de um protótipo validado da solução desenvolvida, com foco em trazer uma solução digital para ampliar os resultados da instituição e oferecer melhores experiências aos clientes.
Por meio da solução, o Senac-RS realiza a venda de cursos totalmente on-line, permitindo que o pagamento seja feito por meio de cartão de crédito. “Nessa imersão, tivemos a oportunidade de interagir com todas as áreas de negócios integrando os processos financeiro, acadêmico, vendas entre outros, o que nos possibilitou uma visão sistêmica e Institucional da solução. O resultado foi uma nova forma de matrícula alinhada à necessidade de nossos clientes e com as práticas de e-commerce”, diz José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.
Um dos grandes desafios do projeto foi desenvolver uma arquitetura de sistemas de e-commerce que o Senac-RS não tinha até então, considerando as premissas de segurança e alta disponibilidade. Além disso, foi realizada a remodelagem de processos de negócio com frentes de trabalho específicas para cada tema como, por exemplo, matrícula e financeiro. “Mais de 50 pessoas participaram do redesenho de processos que vão desde a navegação no site, gestão de portfólio, precificação, matrícula, pagamento, enturmação e certificação do aluno. A certeza de que o e-commerce trará resultados significativos para o Senac e para o cliente foi nosso principal motivador”, relata José Paulo.
“No atual momento de transformação digital, o cenário dos negócios se tornou mais competitivo e dinâmico. Neste contexto, as empresas precisam ser mais rápidas e assertivas, com foco nas necessidades e expectativas do consumidor. O Senac-RS tinha a necessidade de inovar e criar soluções disruptivas para aumentar o volume das vendas. Envolvemos todas as áreas da instituição para viabilizar e definir a melhor maneira de apresentar o produto a ser desenvolvido, a partir da utilização de métodos criativos e colaborativos”, completa Breno Barros, diretor de Inovação & Negócios Digitais da Stefanini.