Artigo: Fernando Shine
Bom, todos sabem que os mecanismos de busca, como o Google, adoram conteúdos novos e diversificados. Esta é a engrenagem que promove a busca orgânica e é nesse momento que sua loja pode conseguir uma melhor posição no ranking de busca. Pense nos maiores e mais visitados sites de hoje em dia: Facebook, Instragram, Youtube, Twitter, Wikipedia. O que eles têm em comum? Muito simples: conteúdo gerado por seus usuários. Estamos em um momento onde o social compõe uma parte enorme e importante do conteúdo da Internet.
E onde sua loja se encaixa aí? Esse é um problema antigo: a maioria das páginas dos seus produtos contém um texto padrão, descrevendo detalhes do mesmo, como escrito pelo fornecedor. Raramente, no entanto, essa descrição é diferente daquela dos seus concorrentes. E se há algo que o Google odeia é conteúdo repetido e duplicado.
E o que o Google mais gosta? Conteúdo rico, real e único. Editar todas as descrições de todos os seus produtos, no entanto, é um trabalho muito dispendioso. Gastar recursos numa tarefa destas é impensável. Entra nesse momento o Conteúdo Gerado pelo Usuário (ou, do inglês, User Generated Content – UGC), que é tudo aquilo que seus usuários escrevem sobre sua loja ou seus produtos. O exemplo mais comum são as Avaliações (ou Reviews) dos produtos: quando um cliente decide dizer o que achou sobre o produto que comprou, dizendo detalhes de uso, pontos positivos e negativos e fazendo recomendações, ele está gerando conteúdo exclusivo para a página do seu produto.
Quando o Google verificar este conteúdo, entenderá que seu site está “vivo” e continuamente gerando conteúdo útil para a comunidade – sem dúvida dando um posicionamento melhor no ranking de buscas. Acreditamos fortemente que este tipo de conteúdo é o futuro da internet e oferece uma gama de ferramentas para seu e-commerce se tornar uma comunidade ativa e viva, com usuários gerando conteúdo relevante e imprescindível em sua loja.
Fernando Shine é CEO da Yourviews