Regularizar uma anotação registrada nos cadastros de proteção ao crédito não é tarefa tão difícil como podem pensar os consumidores. O próprio cidadão pode quitar as dívidas diretamente com os fornecedores e regularizar as pendências sem precisar contratar serviços de terceiros. Para facilitar a vida do cidadão, a Serasa – empresa de pesquisas, informações e análises econômico-financeiras – criou o Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão. O objetivo é atender a população na realização de serviços de atualização cadastral, no esclarecimento de dúvidas sobre regularização de pendências financeiras e na baixa de anotações negativas.
A Serasa oferece o serviço nas agências das capitais e principais cidades do Brasil. O Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão também está disponível em postos do Poupatempo, em São Paulo e nas unidades do Rio Simples e da Carioca da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Para efetuar a consulta nas instalações da Serasa, o próprio interessado deve comparecer à Serasa de sua localidade, com RG ou Carteira de Trabalho e CPF, ou nomear um representante com procuração específica e firma reconhecida.