De um total de 90 milhões de usuários de telefones móveis na Grã-Bretanha, Alemanha, Cingapura e Estados Unidos, entre 33% e 43% admitem a possibilidade de utilizar serviços interativos multimídia nos próximos dois anos. É o que revela um estudo da consultoria MORI, encomendado pela Nokia. Os serviços estudados da tecnologia IMS – push to talk, mensagens instantâneas, vídeo e outros conteúdos compartilhados e presença – possuem maior aceitação entre aqueles que possuem vida social mais ativa, com faixa etária entre 16 e 34 anos. Em média, esses serviços representam um gasto mensal adicional entre 11% e 26% da receita que o usuário paga em sua conta.
O estudo de IMS envolveu duas etapas, qualitativa e quantitativa, realizadas durante o terceiro trimestre de 2004 em quatro mercados: Grã-Bretanha (607 pessoas, maiores de 16 anos), Cingapura (605 pessoas, entre 15 e 65 anos), Alemanha (603 pessoas, entre 16 e 65 anos) e Estados Unidos (1.730 pessoas, maiores de 16 anos).
Outra pesquisa desenvolvida pela empresa de pesquisas MORI verificou as causas e barreiras para a adoção do serviço push to talk entre os consumidores do Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha e Tailândia. Para o estudo, o trabalho de campo ocorreu entre junho e julho de 2004 com usuários adultos de telefones móveis na Grã-Bretanha (610 pessoas, maiores de 16 anos), Alemanha (610 pessoas, maiores de 16 anos), Brasil (642 pessoas, entre 18 e 60 anos, nos oito principais centros urbanos) e Tailândia (605 pessoas, entre 18 e 50 anos, em Bangkok).
Um em cada quatro entrevistados na Alemanha, Tailândia e Grã-Bretanha, e um em cada dois entrevistados no Brasil, disseram que muito provavelmente utilizarão o serviço push to talk. Os fatores positivos apontados são a facilidade de uso e a conveniência, incluindo as capacidades para comunicação em grupo. As principais dúvidas se referem a incertezas gerais sobre qualquer novo serviço, como tarifas, cobrança e a marca que envolve o uso do serviço.
Os estudos mostram que as razões para optar por serviços móveis multimídia variam em função dos serviços oferecidos:
– Para mensagens instantâneas, os benefícios do serviço são medidos pela capacidade de comunicação entre grupos e a possibilidade de o usuário associar as mensagens instantâneas com mensagens de texto (SMS) e/ou equivalente para o PC;
– Para push to talk, a possibilidade de comunicação de grupo, além da facilidade e rapidez para utilizar o serviço são considerados os principais critérios;
– Compartilhamento de Vídeo, enviar um vídeo em tempo real durante uma chamada telefônica é um grande fator dediversão, de acordo com os entrevistados;
– Conteúdo compartilhado, a possibilidade de compartilhar os arquivos entre dispositivos móveis é visto mais como um serviço de nicho, com possibilidade de adoção entre 10% e 17% das pessoas, em diversos mercados. Os itens ressaltados se referem ao uso dos arquivos, principalmente para aplicações de negócios;
– Presença, um serviço que permite aos usuários de telefones móveis mostrar seu status a outros – inclui as questões práticas e potencial redução de custos, mais até que mensagens de texto.