A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulga os números do setor de meios eletrônicos de pagamento no primeiro trimestre de 2011. Os dados mostram que o mercado de cartões acompanhou o crescimento da economia brasileira com crescimento acima do previsto no final de 2010. O setor fechou o primeiro trimestre de 2011 com faturamento de R$ 145,2 bilhões, sendo R$ 83,7 bilhões em cartões de crédito, um aumento de 23% em relação ao mesmo período no ano passado, mantendo o ritmo de crescimento.
Um fator que contribuiu para essa evolução no faturamento foi o aumento dos gastos de brasileiros no exterior, que utilizaram em grande parte esse meio de pagamento. O crescimento no primeiro trimestre foi de 32%, frente o mesmo período no ano passado.
De acordo com presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, o primeiro trimestre de 2011 foi positivo para a economia brasileira e, como conseqüência, o setor de meios eletrônicos de pagamento teve bom desempenho nesse período. “Apesar das medidas do governo, de elevar juros e conter um pouco o crédito, o consumo das famílias ainda se encontra aquecido, visto que, por enquanto, os efeitos dessas medidas ainda não sentidos”, avalia.