Setor de eletroeletrônicos impõe desafios



As empresas do setor de eletroeletrônicos têm lançado produtos novos em um ritmo cada vez mais acelerado, tornando rapidamente obsoletas as tecnologias utilizadas. Para superar esse desafio a aposta da Sony se baseia em fortes investimentos em desenvolvimento, mão-de-obra qualificada e planejamento de marketing. “Ser o primeiro no lançamento de uma nova funcionalidade do produto, onde o consumidor possa visualizar uma real vantagem na utilização, é uma das ferramentas para fidelização”, explica Érico Souza, responsável pela central de relacionamento da Sony. Como exemplo, Souza cita as câmeras digitais com Smile Shutter, sistema que reconhece o sorriso e, automaticamente, faz a foto.

 

Na hora de atender, a empresa também busca se diferenciar. De acordo com Souza, a Central de Relacionamento com o Consumidor Sony não é apenas uma central de pós-vendas, mas sim um ponto de contato do consumidor com a empresa para qualquer tipo de assunto relacionado a marca. Além disso, não utilizam uma URA. “Enquanto os concorrentes caminham para a robotização, entendemos as complexidades do mercado de eletroeletrônicos e as novas necessidades do cliente 2.0. Assim, a interação humana em todos os níveis atrelada ao treinamento dos agentes é essencial para o aumento da qualidade e produtividade da empresa”, comenta.

 

Souza acrescenta ainda que a grande tendência de mercado será disponibilizar canais para que a nova geração de clientes 2.0 possam se comunicar com a empresa. “A Internet será a chave do negócio, onde esses clientes farão interações antes, durante e depois da compra. Exigirão que suas reclamações e sugestões sejam aplicadas a todo custo. Os blogs corporativos deverão ser abertos para contribuição dos consumidores”, completa.

 

Diante disso, o site da empresa é colocado como um canal muito importante para a Sony, que recebeu, desde 2004, quatro prêmios consecutivos do IBest. “Esses prêmios reforçam o trabalho de inovação da empresa neste canal em todos os aspectos”, pondera Souza, que destaca uma ferramenta automática onde o consumidor encontra o produto mais adequando a sua necessidade.

 

Ainda dentro dessa estratégia de atender bem o cliente, a Sony fez no ano passado um upgrade em toda América Latina da ferramenta de CRM. “Ele possibilitará abordagens modernas na experiência do cliente com a companhia”, explica.

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