Os clientes estão diversificando a maneira como adquirem produtos, tornando-se cada vez mais abertos a comprar tanto pela internet como na loja física. É o que revelou nova pesquisa da divisão de consultoria da IBM com 26 mil consumidores do mundo todo, apresentada durante a convenção 2013 da National Retail Federation. Embora mais de 80% tenham escolhido a loja para fazer a última compra (exceto produtos de mercearia), apenas a metade está comprometida a voltar ao estabelecimento da próxima vez.
A pesquisa constatou ainda que os consumidores se encontram em um estado de transição. Segundo o estudo, 35% não têm certeza se farão a próxima compra em uma loja física ou pela internet e 9% estão prontos para realizar compras futuras on-line. Das oito categorias de produtos estudadas, as duas mais populares escolhidas pelos consumidores para compra on-line são eletrônicos e artigos de luxo, como joias e roupas de grife.
O estudo mostrou que quase a metade das compras on-line nas categorias abordadas foi resultado de “showrooming”, uma tendência crescente na qual os consumidores avaliam os produtos na loja, mas realizam a compra pela internet. “Cada vez mais deverá haver uma interação entre o real e o virtual. É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final o comprou on-line devido, principalmente, a dois fatores: preço e conveniência”, comenta Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil.