Após detectar uma demanda específica do mercado de construção em relação à administração do estoque de materiais, a Store Automação, especializada em sistemas de TI e automação orientados à logística, lançou uma solução para sanar esse processo. Detentora do Store/WMAS, aplicativo de gestão de depósitos, a consultoria configurou a tecnologia para atender necessidades de acompanhamento do estoque, assegurando transparência no processo de distribuição dos suprimentos e flexibilidade no rastreamento dos materiais concentrados nos armazéns.
Segundo Wagner Tadeu Rodrigues, presidente da Store Automação, o emprego do software de WMS, que antes estava restrito aos operadores logísticos, ampliou-se às indústrias e aos prestadores de serviço, sendo o segmento de construção bastante propenso à adoção. Para aderir à tendência das construções de se automatizarem, a Store oferece uma solução única de gestão que apóia o abastecimento dos insumos e a separação dos suprimentos na quantidade exata, garantindo redução de perdas com inventário, acuracidade do trâmite de compras, agilidade na produção e efetivação de melhorias operacionais e estratégicas.
Por lidarem com projetos de grande porte e de alta complexidade que exigem um curto prazo de entrega, as companhias estão buscando cada vez mais recursos que propiciem a aceleração dos processos de concepção e execução. “Uma obra projetada com o auxílio de um software confiável traz ganhos como a diminuição de custos de manutenção e de operação, maior segurança nas decisões tomadas e o controle de todos os processos industriais”, ressalta o executivo. De acordo com Rodrigues, outro aspecto que afeta o desenvolvimento tecnológico das construtoras e incorporadoras é a falta de automatização de sua cadeia de fornecedores. “As empresas estão inseridas em um ecossistema que ainda apresenta grande deficiência no emprego da tecnologia da informação, o que dificulta a obtenção da capacidade de sinergia entre as novas ofertas de softwares de gestão”, finaliza ele.