Diante de um cenário envolto de greves e paralisações, algumas empresas já estão se precavendo, adotando novas estratégias para reduzir impactos dos possíveis atrasos no pagamento dos seus clientes, oferecendo como alternativa de pagamento, o SMS, no intuito de substituir as faturas.
Uma das empresas que adotou tal iniciativa foi a GVT, que, de acordo com Gustavo Meredyk, analista DBM da empresa, o SMS foi utilizado como um canal para informar o cliente sobre possíveis greves dos Correios, por exemplo, e para avisá-lo que a fatura se encontra disponível no site da empresa. “O cliente é avisado/lembrado de que existem outras formas de emitir a fatura, e não fica dependendo da entrega dos Correios para que o pagamento seja efetuado”, explica.
Paulo Carvalho, diretor comercial da Zenvia, empresa especializada em mensagens móveis no Brasil, responsável pela envio dos SMS, enfatiza que por meio de um SMS também é possível solicitar a confirmação ou não do recebimento da fatura enviada pelos Correios. “Ao enviar SMS num período de paralização, a empresa dá a oportunidade de o cliente lembrar-se da fatura, oportunizando uma comodidade e tranquilidade em relação a sua conta. Além de poder confirmar o recebimento da fatura com o pedido de retorno via SMS, as empresas podem enviar a informação de que o boleto está disponível via web e enviar o código de barras para que o consumidor possa efetuar o pagamento em qualquer caixa eletrônico”, ressalta.