Sociedade do conhecimento

0
17


Dando prosseguimento ao projeto de ensino a distância na área de gestão do conhecimento, o Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial) da Coppe/UFRJ e a EduWeb (empresa especializada em soluções de e-learning) desenvolveram um novo pacote de cursos. O formato atual foi elaborado a partir do curso-piloto Sociedade do Conhecimento, iniciado em abril do ano passado.

Ao todo, são dez novos temas: Business Case; Gestão do Capital de Relacionamento; Comunidades de Prática; Avaliação de Ativos Intangíveis; Propriedade Intelectual; Gestão de Projetos Web; Segurança da Informação; Gestão de Processos; Empreendedorismo e Desenvolvimento de Talentos.

Segundo a responsável pelo conteúdo acadêmico dos cursos a distância do Crie, Claudia Duarte, numa segunda fase poderão ser incluídos temas como Inteligência de Negócios, Benchmarking e Balanced Scorecard. “Os tópicos são desenvolvidos a partir de demandas percebidas no mercado”, destacou.

O coordenador do Crie-learning, Maurício Barzilai, explica que o objetivo do projeto é auxiliar os gestores a lidar com as questões trazidas pela Sociedade do Conhecimento no cotidiano dos negócios. “O foco dos cursos são as ferramentas de GC. Nós esperamos auxiliar os gerentes no dia-a-dia de trabalho em relação a questões do tipo: como se faz a avaliação de um software, ou de uma marca? Que preocupações é preciso ter em relação à propriedade intelectual? Como fazer uma gestão de inovação e empreendedorismo?”.

Para Leonardo Soldon, diretor comercial da EduWeb, a parceria com o Crie tem o mérito de reunir “um centro de referência produtor de um conteúdo qualificado, que garante certificação por uma universidade conceituada como a UFRJ, com o aval tecnológico de uma empresa experiente no mercado de e-learning, como é o caso da Eduweb”. A princípio, os cursos são destinados exclusivamente às empresas para aplicação no ambiente de treinamento via internet. Aquelas que não contam com esse ambiente estruturado podem implementar os cursos através de um acordo com a EduWeb.