Sites como Facebook, Instagram e Twitter são os mais acessados entre os solteiros. Já os casados fazem uso de tais sites de maneira mais moderada. Como mostra uma pesquisa da Ipsos, que fez um levantamento com 38.281 pessoas em nove regiões metropolitanas. O estudo ainda revela que metade dos entrevistados solteiros que navegam na internet estão em redes sociais. Já entre os comprometidos, o uso é relativamente menor: 40%.
De acordo com a pesquisa, Salvador tem a maior concentração de solteiros que acessam plataformas como Facebook e Twitter. Seis em cada dez pessoas conectadas da cidade se declaram solteiras, o maior índice entre as nove regiões pesquisadas. Já São Paulo é a cidade com a menor concentração de solteiros conectados – apenas 46% dos entrevistados que utilizam redes sociais na capital paulista estão desimpedidos. Já em Curitiba, a dinâmica se inverte: metade dos entrevistados que acessam redes sociais na cidade são comprometidos, comparado com 41% de entrevistados solteiros que utilizam sites como Facebook e Twitter. A região metropolitana com o menor número de pesquisados comprometidos que acessam as redes é Belo Horizonte: menos de um terço (31%) das pessoas que estão em um relacionamento sério declaram utilizar tais sites.
“Em todas as regiões analisadas, os internautas solteiros superam os comprometidos no uso de redes sociais. Aqueles sem um relacionamento sério usam esses espaços de maneira mais acentuada numa forma de fortalecer relações com sua rede de amigos e conhecidos, enquanto os comprometidos fazem uso mais comedido,” afirma Diego Oliveira, diretor de Ipsos Connect.
União entre o mesmo sexo e filhos
Os solteiros são mais abertos a aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. De acordo com a pesquisa Ipsos, 38% dos solteiros são favoráveis, contra 30% entre os comprometidos. Quando o assunto é filhos, quatro em cada dez pesquisados comprometidos afirmam que um relacionamento só está completo quando se tem filhos. Já entre os solteiros, apenas um terço concorda com tal afirmação.