Para este ano, a Leroy Merlin, utilizando suas palavras de motivação (inovação e evolução), buscou inspiração nas artes para ser a base para a sua nova campanha de marketing. A prova está no fato da empresa associar ícones concretizados em obras ao desejo de mudar e melhorar a casa que os clientes têm. Assim, a base da campanha para 2015 são 14 obras concebidas por artistas intervencionistas urbanos. As peças são interpretações dos desejos cotidianos das pessoas e procuram mostrar como a Leroy Merlin e sua variedade de produtos fazem parte do dia a dia e do imaginário inspirando seus clientes para que sejam artistas de suas próprias reformas e construções, como sugere o slogan: “A Leroy Merlin é assim. A Leroy Merlin tem tudo para mim!”.
As obras de arte foram construídas a partir de produtos vendidos nas lojas da rede, ilustrando a variedade de itens que transformam os sonhos e desejos dos consumidores em realidade. O objetivo da campanha é mostrar que a empresa está na vida de seus clientes mais do que na forma de produtos usados em construção, reforma e decoração, mas, sobretudo, por meio do entendimento dos seus desejos. São quatro instalações produzidas por Eduardo Srur, que selecionou outros sete nomes da arte contemporânea: Flávia Junqueira, Selvva, Yoann Saura, Tulio Pinto, Luo Capote, Laerte Ramos e Carol Gay.
Para unificar o discurso visual e dar vida às 14 peças artísticas no filme institucional, a empresa trouxe ao Brasil o diretor de fotografia norte-americano Robert Yeoman, que tem em seu currículo filmes como O Grande Hotel Budapeste (indicado ao Oscar 2015 e ganhador do Globo de Ouro deste ano). Yeoman acompanhou as gravações do filme institucional e dos comerciais de criação da Loducca, com produção da Conspiração Filmes, e que serão exibidos durante o ano para cada um dos Festivais e ações da empresa.
“A arte sempre foi a melhor forma de se entender os pensamentos humanos, por ela conseguimos expor a variedade de itens disponíveis para pronta-entrega. O desejo de mudanças para melhorias em nossas casas faz parte do conceito da campanha e da cultura da Leroy Merlin, que sempre esteve comprometida com seus clientes. Por meio da expressão artística, acreditamos ter conseguido manifestar o sentimento de entender e atender o nosso Cliente plenamente sob uma perspectiva de beleza e inovação”, diz a diretora de comunicação da Leroy Merlin, Carla Ramos.
O filme, criado pela agência de publicidade Loducca, tem 60 segundos de duração e
transmite o conceito da rede. “Temos bastante confiança de que mais uma vez a Leroy Merlin vai romper e reiniciar uma nova maneira de se fazer comunicação na categoria. Ela é líder de categoria em todos os sentidos, de vendas, de Top Of Mind e líder de comunicação”, diz Celso Loducca, sócio e presidente Loducca.