À procura, mais uma vez, por inovação, a Sprite criou a plataforma RFRSH. Essa irá imprimir nas latas do produto Snapcodes surpresa. A ideia, desenvolvida em parceria com a agência CuboCC, é transformar cada lata em um ponto de contato digital para os consumidores, estimulando a descoberta de novos conteúdos e conexões. Ao digitalizar os Snapcodes não descobertos, as pessoas terão acesso a um conteúdo exclusivo e diário refrescante.
Além dos conteúdos da marca e algumas promoções instantâneas, ainda há a participação de um time de influenciadores para compartilharem suas contas na lata: MTV, Papel Pop, Camila Senna, Marcelo Formiga, Dwayne Fagundes, MC Guime, Vermelho Vapor, Chivitz, Rafael Mantesso, Maddu Magalhães, Luh Testoni, Karol Pinheiro, Karen Bachini, PC Siqueira e Pyong Lee. Todos os perfis estão relacionados com os tipos de conteúdo que o público-alvo da marca – a chamada geração Z – consome, incluindo YouTubers, skatistas, grafiteiros e cantores.
“O desafio era usar a embalagem de uma forma que fosse relevante para nosso público-alvo, em vez de tentar abordá-la de uma perspectiva da publicidade tradicional”, afirma Marcelo Pascoa, diretor de excelência criativa da Coca-Cola Brasil. Ao adicionar os influenciadores no SnapChat, o consumidor começa a interagir com conteúdos e recebe um convite: enviar o seu próprio SnapCode e ter a chance de ser o próximo a estar nas latinhas. Serão seis contas escolhidas, que começarão a estampar as latas de Sprite no início do ano que vem.
Para Beatriz Bottesi, diretora de marketing, Sprite é uma marca consagrada no Brasil, líder do seu segmento e que busca sempre uma forma diferenciada de levar o conceito de refrescância para os seus clientes. Seja por meio do produto, seja de ações inovadoras, como neste caso ao usar as latas como uma continuidade da plataforma Snapchchat. “O próprio termo ‘Refresh’ é muito comum no mundo digital, e o target de Sprite costuma usá-lo diversas vezes ao dia. Por isso, escolhemos essa maneira de abreviar, que traz para a ação o frescor e vanguarda que são valores já presentes na marca, de uma bebida conecta com as tendências da cultura urbana”, completa.
A campanha visa sincronizar os esforços de mídia proprietária, compartilhada e paga de uma forma inovadora e se conectar com uma geração que gasta muito mais tempo em seus telefones do que na frente de uma televisão. “No Brasil, menos de 40% da geração Z presta atenção à publicidade, e quando o fazem, geralmente é para não mais de oito segundos”, afirma o Chief Strategy Officer da CuboCC, Felipe Simi.