A SPSS, fornecedora mundial de soluções de data mining e análise preditiva, acaba de fechar o balanço financeiro do quarto trimestre e ano fiscal, encerrados em 31 de dezembro de 2007. A empresa obteve recorde de receita, registrando US$ 291 milhões, o que corresponde a um crescimento de 11%. Já a receita da venda de novas licenças aumentou 15%, alcançando a marca de US$ 144 milhões, ante os US$ 125 milhões, de 2006. No Brasil, a SPSS fechou o ano com um crescimento de 47%, graças ao bom desempenho junto às verticais de finanças e varejo.
O lucro líquido de 2007 apresentou um aumento de 123%. A companhia registrou US$ 33,7 milhões, ou 1,65 de dólar por ação diluída. Um ano antes, esse número foi de US$ 15,1 milhões, ou 0,73 de dólar por ação diluída. Já o lucro operacional de US$ 49,5 milhões em 2007 também representa um recorde para a SPSS. Com um aumento de 44%, no ano anterior, a empresa obteve US$ 34,3 milhões de lucro.
Segundo Jack Noonan, presidente e principal executivo da SPSS, os números positivos de 2007 são resultantes de três fatores. O primeiro foi o forte crescimento da receita proveniente de ferramentas estatísticas de análise preditiva e data mining. Outro motivo foi o substancial aumento de receita com grandes negócios fechados com empresas das áreas de bens de consumo, seguros e telecomunicações. Por último, o executivo destaca o crescente número de transações feitas com alianças e parceiros que demonstram o valor que a tecnologia de análise preditiva da SPSS agrega a outras aplicações estratégicas.
A SPSS está otimista com relação a 2008. Para o primeiro trimestre, a empresa prevê receita entre US$ 73 e US$ 75 milhões, com lucro por ação entre US$ 0,40 e US$ 0,45. Já para o ano fiscal, a receita estimada fica entre US$ 305 e US$ 315 milhões, e lucro por ação diluída entre US$ 1,85 e US$ 1,95. “Analisamos com cautela as previsões dos números financeiros para este ano devido ao ambiente econômico atual. Mesmo assim, acreditamos no crescimento da demanda por software de análise preditiva e calculamos tudo na mesma proporção de crescimento da receita total de 2007”, completa Noonan. A expectativa da operação brasileira é elevar o faturamento em 30%.