A Ação Comunitária foi escolhida como parceira da Starbucks Brasil em seu programa internacional para jovens chamado “Youth Action Grant”. A iniciativa visa estimular e inspirar jovens a participar, liderar e criar soluções positivas para os desafios das comunidades onde está presente. A meta da empresa é envolver 50 mil jovens que, por sua vez, inovarão, agirão e inspirarão 100 mil indivíduos em suas comunidades até 2015 no mundo.
Para atingir esse objetivo, a Starbucks estabeleceu relacionamento com a International Youth Foundation e a Youth Venture. Essas organizações são especialistas em oferecer apoio a fim de ajudar jovens a identificarem e atenderem a necessidades em suas comunidades. Os jovens também recebem amparo, treinamento, ajuda financeira e outros recursos para que os esforços floresçam ao redor do mundo.
“Nós acreditamos que, ao apoiar os jovens, fazemos uma mudança real nas comunidades locais e inspiramos outros indivíduos a se tornar parte no serviço comunitário. Esse trabalho de inspirar ações é realizado, constantemente, pela Starbucks com nossos funcionários e clientes no mundo inteiro”, conta Ricardo Carvalheira, diretor-geral da Starbucks Brasil.
Segundo Maurício Guimarães, gerente de marketing e responsável pela mobilização de recursos da Ação Comunitária, ter sido escolhido para participar do programa é gratificante pelo reconhecimento do trabalho e por proporcionar a continuidade de um trabalho de resultado. O projeto ainda consiste em desenvolver atividades de voluntariado, tanto pelos jovens atendidos como também pela equipe da Starbucks. “É uma ótima oportunidade para todos. De um lado, os profissionais levarão sua experiência aos jovens e do outro, teremos jovens mais preparados para os desafios da vida”, pontua Guimarães.