Com a proposta de ser gratuita, chega ao mercado a Gaio, plataforma de big data. Ela traz dashboards conectados, faz análises e possui uma espécie de rede social interna, que a partir da análise de dados gera tarefas para os colaboradores. Os usuários podem trabalhar de forma colaborativa em torno de dados, compartilhar informações, experiências e projetos. Um dos fundadores da startup, Eder Balbino, explica que o intuito foi conceber uma plataforma que forneça poder de análise para que as áreas de negócios possam gerenciar as organizações através dos dados. “Queremos transformar decisões orientadas por dados, mas de uma forma acessível, rápida e simples. Sem altos investimentos em hardware e software, desmistificando o conceito de big data”, conta.
A Gaio chega com uma nova proposta, sem necessidade de programar e amigável para o usuário final. A solução permite que analistas de diversos departamentos construam dashboards interconectados somente arrastando “caixinhas”, além de aplicar modelos preditivos. “É uma plataforma open source que traz soluções que dão poder real aos analistas para construírem aplicações inteiras de análise do negócio”, complementa o fundador Eder Balbino. Seguindo alguns passos simples, o usuário acessa a plataforma, insere seus próprios dados, identifica o problema, cria indicadores, disponibiliza dashboards e usa uma rede colaborativa dentro da própria plataforma para resolver os problemas de negócio.