Aproveitando o momento de transformação que vivencia para auxiliar os clientes na era digital, a Stefanini realizou uma dinâmica envolvendo mais de 450 líderes de diversos países. Nesse exercício de cocriação promovido em São Paulo, as equipes trouxeram à tona a essência do que se propõem a realizar juntos com os clientes e com a sociedade em geral. Foi assim que, num trabalho colaborativo e imersivo, definiu-se o novo propósito da marca, “Cocriando soluções para um futuro melhor”.
“Entendemos que para atender e colaborar com as mudanças da sociedade, precisamos de empresas que se posicionem como inovadoras, desenvolvendo soluções que contribuam para mudanças de impacto social, valorizando tanto as pessoas quanto as novas tecnologias. E por mais que as tecnologias sejam importantes para a evolução da sociedade, a transformação digital de fato é uma transformação cultural, que começa na mente do executivo e se estende por todas as pessoas da organização”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini. Para o executivo, a cocriação é o exercício de somar forças, empresas e clientes, para juntos inovarem com uma experiência que envolve o consumidor.
O processo de criação deste novo propósito foi realizado em menos de dois meses, passando por etapas de pesquisas com acionistas, lideranças representativas de todas as regiões e diferentes hierarquias e, por fim, a etapa de cocriação durante o evento anual de liderança. Segundo Cintia Bortotto, diretora de Recursos Humanos Latam e líder do processo de construção do propósito, a velocidade se deu em razão do mundo volátil em que vivemos. “Utilizamos um dos instrumentos de medição do Barrett Value Centre, fundado pelo pesquisador e escritor Richard Barrett. Na ótica da incerteza, tratamos com uma teoria sólida que se fundamenta por meio de níveis de consciência, empresas orientadas por valores e preocupadas com a construção de um futuro melhor”, relata.
“Assim é a Stefanini, uma empresa digital que consegue praticar seu propósito. O capital cultural é a vantagem competitiva desta nova era, a era da consciência. Liderar um projeto de Transformação Cultural na Stefanini, neste contexto, e dar conta de cada letra do mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) me enche de honra e gratidão”, complementa a diretora de RH.
Junto com o novo propósito, a Stefanini renova a marca para estar mais conectada ao mundo digital. De acordo com Eliezer Silveira Filho, CMO da Stefanini para a América Latina, a nova marca está em consonância com os principais anseios do mundo moderno. “Ela carrega a simplicidade ao usar cores mais vivas e uma aplicação mais limpa. As novas cores reforçam a diversidade de stakeholders no processo de cocriação de uma solução. Na Stefanini, queremos que mais pessoas venham atuar na empresa, sejam como colaboradores, desenvolvedores ou parceiros, para que possamos ter como objetivo o desenvolvimento – em parceira – de soluções inovadoras para construir um futuro melhor”, enfatiza Eliezer.