Para que as empresas possam se transformar digitalmente, é importante que os novos modelos de negócios estejam alinhados com a estratégia geral da empresa e possam ser definidos a partir de um novo propósito, criado de maneira colaborativa. Foi agindo dessa maneira que a Stefanini se lançou na jornada digital, se transformando para ajudar no processo de transformação dos clientes. Esse movimento, que ganhou ainda mais fôlego nos últimos dois anos, foi reconhecido, ontem (05), durante o Expo Fórum Digitalks 2018, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A partir de uma pesquisa realizada pelo +Digital Institute, junto a empresas de diversos portes e segmentos, a Stefanini conquistou o troféu Empresa +Digital, na categoria Multinacional.
Monica Herrero e Breno Barros, respectivamente CEO da Stefanini Brasil e diretor de inovação e negócios digitais, receberam o prêmio e elogiaram a iniciativa. “Esta premiação tem um valor especial para a Stefanini, que colocou a temática do digital como prioridade e vem implementando uma série de projetos bem-sucedidos, tanto em inovação para eficiência escalável nas empresas quanto em soluções disruptivas de novos modelos de negócio. Não há dúvidas de que a transformação digital é uma questão de tempo e que as empresas deverão adotá-la para acompanhar as mudanças que serão decisivas para a sobrevivência num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, afirma Monica Herrero.
Para Breno Barros, a transformação digital só exista por causa das pessoas. Por mais que as tecnologias sejam importantes para a evolução da sociedade, elas são apenas um meio. A transformação digital, de fato, é uma transformação cultural, que começa na cabeça dos líderes e se estende por todas as pessoas da organização. “O reconhecimento como a empresa +Digital na categoria Multinacional mostra que estamos no caminho certo”, complementa Barros.
PREMIAÇÃO
A premiação teve como objetivo reconhecer as organizações mais bem posicionadas para enfrentar os desafios impostos pelo mundo digital, e preparadas para colher as oportunidades do mundo interconectado em que vivemos. Ao todo foram oito empresas premiadas nas seguintes categorias: Comércio (eDestinos), Micro Porte (e-Vision), Pequeno Porte (Labsoft), Médio Porte (SambaTech), Grande Porte (Agibank), Saúde (Care Plus), Multinacional (Stefanini) e Indústria (Schneider Electric).
As empresas inscritas receberam uma pesquisa on-line endereçada para alguns de seus executivos, da presidência às áreas financeira, de marketing, operações, inovação e recursos humanos. O questionário calcula o nível de maturidade digital de cada companhia em quatro dimensões: social, mobilidade, gestão de tecnologia e gestão da informação. Para cada uma é gerada uma nota de 0 a 100, que juntas geraram o índice de maturidade digital da empresa. Todas as empresas que responderem ao questionário receberão após a premiação um Sumário Executivo, que contém as notas para cada uma das quatro categorias, além de um comparativo de desempenho no digital em relação ao mercado.