Com o objetivo de agilizar processos e reduzir custos, a Stefanini reforça a oferta de serviços em BPO de compras. O processo tem início com o entendimento da terceirizada sobre os recursos que originalmente executam tal atividade, o mapeamento dos processos, atividades e tarefas pertinentes. Isso permite a identificação das interfaces e evidências documentais que caracterizam o início e o final da operação.
“O processo de compras envolve todas as atividades inerentes às operações do setor, desde a requisição de compra de um produto ou serviço, obtenção das cotações para as quantidades nos prazos requisitados junto aos fornecedores, apuração da cotação vencedora, a compra em si, o acompanhamento necessário ao recebimento do produto ou serviço e a liquidação financeira da requisição. O BPO de Compras pode envolver todas essas atividades, ou apenas algumas delas. Um dos diferenciais da Stefanini é a automatização, pois, além de reduzir custos, reduz o tempo total de compras, podendo melhorar todo o ciclo produtivo da empresa”, afirma Wander Cunha, diretor executivo de business consulting.
Antes da automatização, as especificidades dos processos são mapeadas e o perfil dos compradores é determinado. O sistema recebe a carga de informações para executar as atividades de compras de acordo com a necessidade do cliente. “Adicionalmente, a Stefanini executa projetos de strategic sourcing onde, para as principais categorias de compras, define a melhor forma de comprar reduzindo assim o volume total gasto”, completa Cunha. O serviço é direcionado à empresas que têm a compra de produtos ou serviços como uma necessidade para a execução de suas operações e buscam automatizar seus processos de compras. Além disso, também é indicado para organizações que buscam assessoria especializada para estruturar seus processos de compras de modo a alcançar a redução de custos.