Sucesso das carteiras digitais e a digitalização no comércio

Elas permitem que usuário faça tudo o que precisa em poucos minutos e sem precisar sair da plataforma

Autor: Walter Campos

Graças à sua praticidade, já que o acesso pode ser por diversos dispositivos, as carteiras digitais já são bastante difundidas no Brasil. É o que mostra um estudo recente da consultoria Pymnts, que aponta que mais de 80% da população nacional já utiliza esse método de pagamento, em que o consumidor adiciona fundos a um ambiente virtual e pode acessá-lo em poucos cliques. Em um panorama global, dados da Juniper Research mostram que as transações utilizando essa opção podem ultrapassar US$ 16 trilhões em 2028. E qual o motivo por trás de todo o sucesso dessa ferramenta? Ela facilita a vida do consumidor nas plataformas de comércio virtual. 

Enquanto alguns outros métodos exigem que o cliente mude constantemente de telas ou acesse separadamente o app do banco, as carteiras digitais permitem que usuário faça tudo o que precisa em poucos minutos e sem precisar sair da plataforma. Isso o faz ganhar tempo e aumenta as chances de sua compra ser efetivada, pois a troca excessiva de ferramentas deixa o cliente suscetível a desistir da compra. Para termos uma ideia, um estudo da Yampi nos aponta que processos de checkout complicados são responsáveis por 27% dos casos de abandono de carrinho no e-commerce.

Com isso, é possível afirmar que a digitalização tem sido a tônica do comércio, com um estudo também da Pymnts apontando que a América Latina é destaque na revolução das transações digitais. Podemos dizer que parte disso se dá por conta da grande importância do e-commerce na região. O estudo eMarketer/Insider Intelligence mostra que as vendas por meio dessa categoria devem atingir US$ 200 bilhões por aqui até 2026. 

Assim, para manter seus negócios em relevância, a recomendação é que os varejistas estejam atentos às tendências digitais, já que o consumidor está cada vez mais imerso no ambiente virtual para fazer suas compras. Em um país onde existem 480 milhões de dispositivos em uso, segundo a FGV, é natural que as plataformas eletrônicas sejam priorizadas pelas pessoas que desejam fazer uma aquisição. Por isso, uma recomendação aos players do e-commerce é contratar plataformas que facilitem e permitam a contratação de vários métodos de pagamento de uma só vez, promovendo a inclusão financeira e permitindo a sua expansão territorial.

Walter Campos é gerente geral da Yuno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima