O Grupo Bitcoin Banco (GBB), proprietário das corretoras de criptomoedas NegocieCoins e TemBTC, passou a encerrar as contas de clientes que ofendam os funcionários de atendimento da empresa. “No GBB, tão importante quanto a satisfação de nossos clientes é o bem estar de nossos colaboradores. Alguns clientes se exaltam nas reclamações e utilizam palavras pesadas e ofensas graves, e isso acaba afetando o bem-estar de quem está trabalhando. Por isso resolvemos encerrar contas de usuários cujo comportamento corrompe a prática de respeito que pregamos nos ambientes de trabalho”, conta Heloísa Ceni, vice-presidente da CLO Investimentos, controladora do GBB.
O desinteresse em manter relacionamento com determinados clientes é protegido por lei. O artigo 5°, inciso XX, da Constituição Federal, combinado com o art. 473 do Código Civil, garantem a liberdade da empresa, como particular, de contratar, manter e encerrar contrato com quem quer que seja. “Pregamos a gentileza interna e externamente. Treinamos e exigimos que nossos colaboradores tratem os clientes com o máximo respeito. Sendo assim, não podemos permitir que algumas pessoas desrespeitem nossos colaboradores a ponto de romper a relação de respeito mínimo”, diz a vice-presidente.
A prática de enviar cartas que informam aos clientes o desinteresse do GBB em manter relacionamento é comum. “Enviamos essas cartas não somente para usuários com atitudes desrespeitosas, mas também para os que realizam movimentações ou apresentam documentações suspeitas, quando orientado por nossa diretoria de Compliance”, acrescenta Ceni.