Pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado, GfK, apontou que o consumidor não abre mão de ter um aparelho que tenha cada vez mais funcionalidades, que seja prático de usar e que o mantenha conectado à internet.
De acordo com o estudo realizado em 71 categorias de produtos, entre janeiro e agosto deste ano, mostra que, no acumulado destes meses, comparado com o mesmo período de 2011, o número de smartphones vendidos no Brasil subiu 55%, enquanto a quantidade de novos modelos aumentou para 40 novos itens contra 28 no ano passado.
Já os tablets tiveram aumento de nas vendas de 267% em relação a 2011. A previsão, segundo o levantamento, é que o faturamento da categoria aumente em 49% até o final de 2012 e outros 20% em 2013 em todo o mundo. “Convergência e mobilidade estimularam as compras de eletrônicos e seguem como tendência para 2013, mas não podemos esquecer que o conteúdo é que acelera a necessidade do consumidor por essas duas características. Cada vez mais as pessoas estão conectadas e compartilhando suas fotos e experiências nas redes sociais, e querem ter interação imediata com seu conteúdo e o dos outros. Acabou a passividade que o consumidor tinha de ficar na frente da televisão. E esse comportamento impacta diretamente nas categorias de produtos eletrônicos. A indústria está buscando se reinventar”, explica Claudia Bindo, Gerente de Negócios para Telecom da GfK.