Taxa de juros estável


As taxas de juros de operações de crédito apresentaram em junho comportamentos distintos, de acordo com os dados da Pesquisa de Juros da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Nas operações de crédito para pessoa jurídica das quatro linhas pesquisadas uma foi elevada (desconto de cheques) duas foram reduzidas, (capital de giro e desconto de cheques) e uma ficou estável (conta garantida). Na média de todas as linhas de crédito, a taxa de juros ficou estável em 4,50% ao mês (69,59%) ao ano.

Nas operações de crédito para pessoa física das seis linhas pesquisadas uma foi elevada (empréstimo pessoal-bancos), três ficaram estáveis (juros do comércio, cartão de crédito e cheque especial) e duas foram reduzidas (CDC-Bancos e empréstimos pessoais – financeiras. Na média de todas as linhas de crédito, a taxa de juros ficou estável em 7,65% ao mês (142,20% ao ano).

“Esta estabilidade das taxas de juros média tanto para pessoa física como para pessoa jurídica é reflexo da última reunião do Copom que manteve inalterada a taxa de juros básica (Selic) em 19,75% ao ano após um período de nove elevações consecutivas da Selic”, analisa o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice presidente da Anefac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima