A AirHelp lança o aplicativo móvel ‘Boarding Pass Scanner’, com o qual os passageiros podem verificar sua elegibilidade para compensação diretamente no aeroporto e abrir uma reivindicação instantaneamente. Tudo o que é necessário é fazer o download do aplicativo e tirar uma foto do cartão de embarque para saber imediatamente se tem direito a uma indenização de até R$ 2.400,00.
Para facilitar, a AirHelp conta também com Herman e Lara, dois robôs-advogados movidos por inteligência artificial. Herman foi projetado para processar reclamações por compensação de interrupção de voo o mais rápido possível, e a Lara foi desenhada para simplificar as capacidades de processamento legal, sendo capaz de decidir em tempo real se uma reivindicação tem força suficiente para ir ao tribunal com sucesso.
“Apesar de nos dedicarmos a defender os direitos dos passageiros, somos em primeiro lugar uma empresa de tecnologia especializada em lutar pelos direitos dos consumidores”, comenta Denis da Silva, representante da AirHelp no Brasil. “Com o aplicativo Boarding Pass Scanner e a criação de advogados virtuais especializados movidos por inteligência artificial, não estamos apenas garantindo que os clientes conheçam imediatamente seus direitos, mas também tentando ser o mais eficiente possível. Lara, por exemplo, foi alimentada com as experiências de milhares de reclamações bem-sucedidas em quase 30 jurisdições, e agora tem um nível de precisão que excede as capacidades humanas.”
Em média, a cada ano, quase 13 milhões de passageiros em todo o mundo têm direito a serem compensados pelas companhias aéreas por vôos interrompidos por mais de três horas, de acordo com a EC261, legislação europeia que protege todos os voos dos aeroportos da União Europeia. Para os brasileiros, isso vale para todos os vôos que aterrisam ou partem dos aeroportos da União Europeia operados pelas companhias aéreas da União Europeia. No entanto, apesar disso, apenas 50 por cento dos passageiros elegíveis no Brasil entram com um pedido de compensação.