Tecnologia interativa viabiliza descentralização de RH

As empresas que buscam descentralizar e terceirizar as funções da área de RH podem fazer uso de sistemas interativos. Esses sistemas barateiam a criação, manutenção e atualização dos cadastros de funcionários, além de permitir a execução descentralizada de funções como cargos e salários, controles de presença e folhas de pagamento. Grandes grupos podem, inclusive, ter todo o processamento cadastral de RH centralizado na matriz e um time de consultores internos nas filiais. As funções burocráticas ficam diluídas em cada departamento ou área da empresa. A tecnologia interativa unifica e padroniza o acesso pelo usuário final e diminui os custos com telecomunicação.
O investimento em sistemas voltados para o desenvolvimento da empresa e dos funcionários permite a liberação de tempo e recursos – financeiros e humanos. “É possível fazer o gerenciamento de performance (incluindo as avaliações de desempenho), planejamento e gerenciamento de carreiras e sucessão e desenvolvimento organizacional,” afirma Egberto Prado Lopes Bastos, diretor da consultoria MTB – Assessoria Organizacional.
Outro benefício dessa tecnologia são as possibilidades de terceirização dos sistemas informatizados que se abriram. “Não é preciso incorrer em custos altíssimos de aquisição e manutenção de sistemas dedicados à novas funções adicionais, pois cada parceiro escolhido pode utilizar seus próprios sistemas, interconectados à rede da empresa”, explica Egberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima