Mais da metade (51%) dos consumidores de 11 países, incluindo o Brasil, utilizam os celulares para realizar atividades dentro de lojas, como comparar preços, obter informações de conhecidos ou sobre produtos e cupons de desconto. Esse dado faz parte de uma pesquisa anual conduzida pela área de Soluções de Mobilidade para Governo & Empresas da Motorola.
O estudo mostra ainda que o uso e o impacto de tecnologias móveis durante as compras aumentaram consideravelmente durante o período das festas em 2009. Segundo a pesquisa, 64% dos clientes da Geração Y (entre 18 e 34 anos) utilizaram os celulares para ações relacionadas a compras dentro das lojas durante o período natalino.
A pesquisa indica também que, quando os funcionários de lojas estavam equipados com tecnologias móveis, como rádios bidirecionais e computadores de mão, os consumidores pesquisados relataram uma experiência de compra melhor devido ao uso destes dispositivos (59% e 56%, respectivamente). Além disso, todas as idades pesquisadas citaram interesse em tecnologias de varejo de próxima geração, demonstrando a crescente demanda por informações em tempo real entre consumidores, para os mesmos possam tomar decisões de compra de uma maneira mais bem informada.
“O uso de tecnologias móveis significa clientes mais poderosos, mais bem informados e mais críticos. Varejistas precisam estabelecer estratégias de curto prazo para proporcionar informações sobre produtos, disponibilidade de estoques, descontos e cupons diretamente aos clientes para que possam manter sua competitividade”, disse Frank Riso, diretor sênior de Soluções de Varejo para a área de Mobilidade Corporativa para Governo & Empresas da Motorola.