A Telefônica anunciou, ontem (17/11), a nova estratégia mundial. A partir de agora a Telefônica deixará de ser uma marca comercial para se restringir apenas ao campo institucional. Na América Latina e Espanha os produtos e serviços passam a ser Movistar, enquanto no Reino Unido será O2. Na América Latina, a telefonia fixa será chamada de Movistar Fixa, a banda larga, que atualmente é Speedy no Brasil, será Movistar Banda Larga. E na telefonia móvel, o novo nome será Movistar Mobile.
A empresa confirmou à mídia espanhola que o nome Vivo prosseguirá no Brasil, já que a operação é uma joint venture com a Portugal Telecom. As marcas Terra e Atento também seguirão existindo. Não se sabe até o momento o que ocorrerá com a TVA, mas na Espanha, onde a empresa é dona da operadora de televisão por assinatura Imagineo, o nome mudará para Movistar Televisión. O logo institucional da Telefônica também será alterado, com a saída do verde-pistache e entrada do branco.
Desde junho, as agências vencedoras estão desenvolvendo projetos de reestruturação da marca. A DDB e a Interbrand ficaram responsáveis por estabelecer a estratégia, o posicionamento e a criação das novas identidades visuais, enquanto Y&R e Lambie-Nairn pela implementarão do projeto nos diversos mercados em que a companhia atua.