O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, notificou a Telefônica Vivo sobre a venda de dados dos clientes, por exemplo, a localização por GPS. O DPDC deu um prazo de 10 dias para a operadora oferecer esclarecimentos. De acordo com o comunicado do Departamento, dados sobre a localização de clientes do serviços móvel seriam utilizados, sem aviso prévio e sem que o consumidor tivesse opção de não ter os seus dados recolhidos, ou seja, sem seu conhecimento ou autorização.
Esta não é a primeira vez que a operadora é notificada sobre a mesma situação. Em 2012, a Telefônica Vivo havia dito que lançaria um serviço, chamado de Smart Steps, na qual forneceria a terceiros relatórios sobre a convergência dos consumidores em determinadas regiões e zonas, extraídos de sua localização. De acordo com o DPDC, a empresa afirma ter providenciado mudanças no serviço e que teria sido suspendido, porém há a suspeita de que este estaria seno comercializado anteriormente. Este seria um serviço implementado no Brasil, Reino Unido e Alemanha, mas neste país, por conta dos questionamentos públicos e de órgãos públicos, ele foi descontinuado. No Reino Unido, aparentemente, entrou em operação.