A cada ano, a invasão do digital no dia a dia de todos é mais nítida. Não só isso, ela também vem se fazendo presente em diferentes atividades. Tanto que hoje só se fala em Era Digital. Diante desse cenário, cabe às empresas saberem se adaptar à ao novo momento. Algumas já estão saindo na frente, tornando-se best cases. Mas quem são elas? Para ajudar o mercado a identificar, o Prêmio Empresa Mais Digital chega à sua quarta edição. Realizada pelo +Digital Institute, a premiação reconhece as empresas mais bem posicionadas para enfrentar os desafios e colher as oportunidades da transformação digital.
O prêmio destaca casos de sucesso, que podem servir de exemplo para outras empresas a se desenvolverem digitalmente e potencializar os resultados. “O principal objetivo é compartilhar práticas de sucesso em transformação digital para inspirar outras empresas”, destaca Francisco Gioielli é CEO da +Digital Institute.
Além disso, todas as participantes que completarem a pesquisa online receberão um relatório com sua performance relativa e dicas para melhorá-la. Assim, a premiação também contribui para que organizações possam descobrir seus níveis de maturidade digital, usando-o nas próximas decisões para seus negócios. “Dessa forma, o prêmio é também uma oportunidade de se auto-avaliar e comparar com o mercado.”
Como novidades para este ano, a premiação agora contempla os temas de blockchain e computação quântica, incluídos na avaliação. Também nessa edição, +Digital Institute adiantou o cronograma para que o sumário executivo possa ser entregue logo após a premiação.
Todas as empresas participantes passam por um processo em que executivos e líderes recebem uma pesquisa online, que avaliava o índice de maturidade digital da empresa. Ela poder ser respondida em 15 minutos por executivos com pouco familiaridade com tecnologia. “Já no ano passado mudamos a estratégia para envolver apenas cinco executivos, líderes de áreas estratégicas ao invés dos anos anteriores onde envolvíamos um grande número de funcionários”, completa o executivo.
A avaliação é baseada nas métricas do DMD, o Diagnóstico de Maturidade Digital. Assim, se avalia quatro dimensões: mobilidade, social, gestão de informação e fator exponencial. “São temas adaptados a partir de estudos sobre transformação digital de diversas instituições de pesquisa”, explica Gioielli.
Em cada uma dessas dimensões são calculados dois componentes, intensidade e governança no uso de tecnologia, com notas de 0 a 100. A média entre as dimensões corresponde ao índice de maturidade digital. É com base nele que o prêmio reconhece as empresas que demonstram melhor desempenho. Feito isso, o instituto agrupa as empresas por tamanho, ramo de atividade ou outro critério similar.
Confira os vencedores da edição de 2018:
eDestinos recebe o troféu Empresa +Digital na categoria Setor Comércio
eVision conquista pela segunda vez o troféu Empresa +Digital na categoria Micro Porte
Labsoft é reconhecida no Prêmio Empresa +Digital na categoria Pequeno Porte
Samba Tech é a vencedora do Prêmio Empresa +Digital na categoria Médio Porte
Estratégia do Agibank rende troféu de Empresa +Digital na categoria Grande Porte
Care Plus conquista o troféu Empresa +Digital na categoria Serviços em Saúde
Reconhecimento em premiação vem na categoria multinacional
Schneider Electric recebe o troféu Empresa +Digital na categoria Setor Indústria