Há dois anos no Brasil a Thunderbird, escola de pós-graduação de administração internacional, pesquisou entre seus alunos como se dá o processo de escolha de um MBA. A opção do curso, em 100% dos casos, parte do próprio interessado, sem influência do Departamento de Recursos Humanos. Mas 65% dos entrevistados acham que o RH poderia informar-se melhor sobre os cursos disponíveis no mercado. Segundo a pesquisa, 39% afirmam que as empresas possuem política de suporte financeiro para os funcionários cursarem um MBA, mas 88% consideram que o RH não está bem informado sobre as opções (escolas/formatos). Entre os entrevistados, 71% não recebem nenhuma ajuda da empresa. Dos que recebem, 11% afirmam que a decisão final partiu da direção/supervisão, e 6% de RH. O valor dos benefícios varia: 18% recebem entre 51% e 75% dos custos; 6% entre 76% e 100%; e 6% entre 26% e 50%.
Entre as sugestões de como o RH deve ajudar estão (respostas múltiplas): informando-se melhor (65%); promovendo sessões de informação sobre as escolas para os funcionários (59%); promovendo reuniões com representantes das escolas (53%); participando de eventos (41%); e disponibilizando as opções num website da Intranet (29%). Para a coordenação de Thunderbird no Brasil, a pesquisa é uma oportunidade para o RH participar mais ativamente do processo de escolha de um MBA. “Com uma participação mais ativa, o RH poderia indicar os funcionários para o curso certo, no qual os executivos serão preparados para atuar de acordo com as necessidades de sua empresa”, explica a coordenadora Jussara Philippet.