Totvs apresenta iniciativas em IoT

A Bematech, empresa do grupo Totvs, lança a plataforma Bema, conjunto de APIs que aglutina dados de qualquer dispositivo e permite a manipulação para aplicação aos negócios. A novidade marca a entrada da companhia no mercado de Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things, IoT), especialmente ao já nascer combinada a um portfólio de dispositivos inteligentes. Para o desenvolvimento da solução foram consumidos cerca de R$ 2 milhões, considerando sistemas e dispositivos diversos, como gateways, sensores e impressoras inteligentes. Até o final de 2018, mais R$ 7 milhões serão direcionados à inovação contínua do portfólio de coisas conectadas da companhia.
Segundo Eros Jantsch, CEO da Bematech, identificar quais formas de integração são necessárias para ter um produto conectado à IoT é uma das principais dificuldades do mercado. “Além dos sensores em si, os dispositivos precisam estar conectados a um gateway, um equipamento intermediário, que agrega os dados e os envia para uma plataforma, que fornece os recursos necessários para as soluções de negócio”, afirma.
Para colocar em termos práticos, a empresa criou um pacote chamado bemaGo. A solução visa a entrega de uma experiência de IoT completa para o varejo e foi criada para ajudar a qualificar o público e acompanhar o fluxo de visitação de um estabelecimento comercial de qualquer porte e segmento. Por exemplo, uma loja de roupas que deseja conhecer os consumidores e em quais períodos eles mais visitam o local, pode instalar uma câmera com sensores de contagem e qualificação do público no ambiente para captar imagens. Os dados coletados serão enviados para o gateway que, por sua vez, transmitirá para a plataforma Bema e os apresentará por meio de dashboards web. Resumindo, mostrará indicadores de quantas pessoas estão no ambiente e qual o sexo e faixa etária delas, tudo isso em tempo real.
DISPOSITIVOS INTELIGENTES
Para a Bematech, a transformação digital e a IoT só serão possíveis com dispositivos inteligentes e, para isso, a empresa também está investindo em um portfólio formado por gateways IoT e sensores. O objetivo é entregar ao mercado, com foco prioritário em negócios B2C, equipamentos com capacidade de conectividade e serviços na nuvem.
O primeiro deles é o posGo, terminal de vendas móvel que reúne CPU, tela touch colorida, impressora térmica e pagamento integrado. Tudo isso em um dispositivo com conexão wi-fi, 3G e Bluetooth, leitor de código de barras e QR code e sistema operacional Android 5.X, que permite a utilização de aplicativos de vendas compatíveis. Além disso, a companhia também lança, em conjunto com a Totvs, o Bemacash Start, combo de sistema de gestão de retaguarda e PDV na nuvem rodando no posGO no modelo “all in one”. Ou seja, controle de caixa, estoque e até de mesas e comandas (quando aplicável) no mesmo dispositivo de meio de pagamento e impressora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima