Para obter uma cultura de alta performance nas organizações, dois fatores são de extrema importância: uma cultura organizacional bem definida e disseminada de forma eficaz. Para isso, é necessário ter uma liderança comprometida com esta cultura e que seja capaz de compartilhar os valores da organização com os colaboradores e também despertar neles o orgulho pelo trabalho. No entanto, nem todas as empresas têm esses aspectos alinhados internamente. Pesquisa realizada pela KPMG revela que 91% dos líderes não agem, na maior parte do tempo, de acordo com a visão e valores da empresa. Outro dado interessante é que 70% dos executivos avaliaram que poucos líderes são vistos como inspiradores, justos e capazes de estimular o desenvolvimento individual e das equipes.
“Para empresas que estão buscando obter uma cultura de alta performance estes dados são preocupantes, pois este cenário compromete de forma significativa o rendimento dos funcionários. A avaliação de ter poucos líderes inspiradores, mostra que as organizações não estão aproveitando bem o potencial das pessoas”, afirma Patricia Molino, sócia responsável pela área de People & Change da KPMG no Brasil.
Outra questão discutida no levantamento foi se os pilares confiança/compromisso, liderança e estratégia de negócios estão presentes nas organizações. E a defasagem dos líderes continua forte na pesquisa, sendo que apenas 24% dos respondentes disseram que a liderança em suas empresas favorece a alta performance. Já estratégia de negócios teve 66% dos votos e o pilar confiança/compromisso foi o segundo mais votado, com 53%. Em contraponto, a pesquisa mostrou que mais de 60% das companhias estão dispostas a investir em transformação cultural para se tornar uma organização de alta performance.
“O que ajuda a atingir a alta performance é o comprometimento da empresa em conciliar os valores e as expectativas dos funcionários aos da companhia. Para isso, é necessário reunir diversos aspectos, como ter uma liderança alinhada com a visão, objetivos e estratégias da organização e que seja capaz de conectar e engajar as pessoas. Além disso, uma comunicação adequada é fundamental para adquirir esse rendimento, pois se a estratégia não está clara para os colaboradores e se o líder não for coerente com seu discurso, não será possível obter um empenho diferenciado dos colaboradores de forma sustentável”, conclui Patricia Molino.
De modo geral, a chave para moldar a cultura de uma organização é a clareza de objetivos, alinhamento de todas as lideranças e disponibilidade para revisitar a empresa atual desde a estrutura até as políticas para garantir que todas as mensagens indiquem a mesma direção, segundo Patricia Molino.