Trevisan pesquisa 60 MBAs da América e Europa

0
10


O Com o objetivo de desenvolver inteligência para reformular os cursos de MBA, a Trevisan Escola de Negócios realizou um estudo a partir de dados e informações levantadas entre 60 cursos de MBA, sendo 56 deles nos Estados Unidos, dois no Canadá e dois na Inglaterra. A pesquisa apresenta tendências e novidades na maiores universidades da Europa e Norte América.

Entre maiores tendências observadas pelo estudo nos cursos de MBA, estão quatro grandes grupos de disciplinas: Finanças; Marketing; Liderança e Comportamento Organizacional; e Modelagem Estatística e Matemática de problemas com vistas à tomada de decisão. Ou seja, a maioria nas áreas de negócios.

Outras tendências avaliadas pela pesquisa são as habilidades nas áreas de negociação, empreendedorismo e ética, este último se subdivide em governança, liderança e responsabilidade social. Além disso, foi verificado um “boom de MBA” entre jovens sem experiência profissional ou gerencial. Por conta disso, outra grande tendência entre as universidades pesquisadas, que oferecem o Master Business Administration, é criar programas de pré MBA onde apresenta ao aluno linguagens de negócios, habilidades gerenciais, liderança, entre outras coisas.

O estudo levou a Trevisan Escola de Negócios a fazer reformulações no programa de MBA. Entre elas está a criação do LDC (Laboratório de Desenvolvimento de Carreira) que trata-se de um centro de estudos com objetivo de desenvolver instrumentos, métodos e técnicas de auto-avaliação de valores, personalidade e preferências vocacionais. Entre os instrumentos estão a realização de workshops, encontros e palestras com profissionais altamente gabaritados sobre temas como etiqueta corporativa, trabalho em equipe, administração do tempo, marketing pessoal e networking, auto-motivação, inteligência emocional, planejamento de carreira, entre outros.