Participante da 23ª edição do Ciab Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras-, A Verint, empresa global de software, demonstrou uma nova solução de otimização e gerenciamento da força de trabalho projetada para ambientes de serviços financeiros. Em entrevista exclusiva ao Portal ClienteSA, o vice-presidente de vendas da Verint para a América Latina, Morris Menashe, aponta quais são os diferenciais desta tecnologia e qual é a expectativa de crescimento no mercado brasileiro.
A solução apresentada nos três dias do evento é a Impact 360° for Retail Financial Services, a qual, segundo Menashe, capta ou captura informações para fazer todo o tipo de análise. “Nossa solução faz prognósticos, projeções e, após isso, é possível ver qual é a capacidade de recursos que se requer para atender as demandas do cliente”, explica. “Fazemos toda a parte de programação dos recursos para colocar a pessoa indicada, no posto indicado, no momento preciso para atender o consumidor. Após isso, temos todas as ferramentas de análise que permitem avaliar o comportamento e desempenho do funcionário, da força de trabalho”, completa. Para fechar o círculo, o executivo explica que é feita toda a parte de simulação e análise para melhoramentos no futuro.
Para Menashe a tecnologia é considerada uma novidade ao mercado bancário por trazer justamente esta possibilidade de fazer todo tipo de simulações, de análises de desempenho e, toda a parte de programação flexível. “É algo muito atrativo aos bancos”, diz o executivo, o qual enfatizou que as soluções da Verint são utilizadas no mundo todo, com destaque aos Estados Unidos e Canadá, penetrando agora no mercado Latino Americano.
Case de sucesso nos Estados Unidos, é o Banco St. Charles. Com 1700 escritórios, a instituição precisava melhorar a eficiência e assertividade de vendas e, o problema, segundo Menashe, é que os vendedores estavam muito focados nos serviços e transações, mas não em vendas. “Por meio das soluções da Verint o banco diversificou as várias oportunidades de vendas e, a programação da força de trabalho no memento preciso da venda. O resultado foi que, em menos de quatro meses, as vendas subiram mais de 200% por recurso”, afirma.
E como o mercado brasileiro está recebendo a solução? Para Menashe, “De braços abertos”, diz otimista. “Os bancos estão vendo a nossa capacidade de fazer simulação, nossa capacidade de poder avaliar e, melhorar, automatizar, eliminar processos que não são produtivos. Estão mostrando muito interesse na solução”, pontua. “Minha opinião é que, no Brasil, estes grandes bancos têm muitos desafios em crescimento. Nós estamos muito bem posicionados para ajudá-los a seguir crescendo”, conclui.