Dos adultos sul-americanos, 63% consideram viajar para um destino nunca visitado um mimo. Já 61% dizem o mesmo sobre visitar destinos favoritos. Como mostra a pesquisa da MasterCard sobre a percepção dos consumidores sobre “presentes”. O estudo foi realizado no Brasil, México, Colômbia, Panamá e Peru. Mas apenas 34% e 36%, respectivamente, fizeram de fato essas viagens.
Quando não podem viajar, os latino-americanos geralmente se dão outros presentes no dia a dia, como: chocolates / doces / bolos (56%); vestuário e restaurante (52%); ingressos para o cinema / teatro / show (49%). Embora essas opções ficaram atrás das viagens em preferência absoluta quando se trata de um “mimo pessoal”. Essa diferença sugere que o orçamento familiar pode atrapalhar fazer viagens mais frequentes.
“O verão pode ser a época mais popular para viajar, mas as pessoas sonham em fazer uma viagem especial em qualquer época do ano”, disse Marcelo Tangioni, head de produtos da MasterCard para América Latina e Caribe. “Essa pesquisa nos permite entender a fascinante realidade e os desejos do consumidor latino-americano ao comprar um presente para si, e acreditamos que nossos produtos e serviços podem ajudá-los a realizar ou aproveitar mais ainda esses sonhos.”
Diferenças entre mercados
Os entrevistados no Brasil são os que mais se mimam e os mais propensos comprar um presentinho para si ao menos uma vez por semana (66% contra 58% na região) e ao menos uma vez por mês (92% contra 88%). Entre aqueles que se mimam, os consumidores brasileiros são os mais propensos a dizer que geralmente compram uma viagem para um destino favorito (34% contra 29% na região) ou ingressos para o cinema / teatro / show (52% contra 47%). Eles são de longe os mais propensos a dizer que “se mimar” é a razão para comprar uma viagem (63% contra 34% na região toda).
No Panamá, quase metade dos participantes (49%) considera viajar para um destino novo um mimo, inferior aos outros países da pesquisa (63% na região). Na verdade, no Panamá, viagens são consideradas um mimo tanto quanto um tratamento de spa ou massagem (51%) ou sair para jantar (50%). Entre os consumidores que compraram um presente para si, os panamenhos foram os menos propensos a considerar compartilhar uma viagem com outras pessoas, seja para um destino favorito (33% contra 43% na região) ou pela primeira vez (26% contra 38% na região).
Já os mexicanos são os mais propensos a se darem de presente uma viagem a um destino favorito (44% contra 36% na região toda) ou a um destino novo (42% contra 34%). Nas compras on-line usando um computador desktop, também são os mais propensos a comprar viagem ou outro mimo com cartão de crédito (49% contra 35% na região) e os menos propensos a usar serviços de pagamento on-line (24% contra 32%).
Os peruanos são um grupo dicotômico quando se trata de viagem: 71% citam “aventura” como a razão para comprar uma viagem para si (55% na região); e eles são os primeiros quando a razão é relaxar (74% contra 63%). Eles também são mais propensos a dizer que, quando se mimam, na maioria das vezes é um passeio local com a família (58% contra 49% na região); quando o assunto é viajar para um destino favorito, a frequência desse tipo de mimo é muito mais baixa.
Na Colômbia, os consumidores dizem que a principal razão para escolher um destino de viagem é “ficar longe de tudo” contra 57% na região. Eles também são bastante sociáveis como parceiros de viagem, seja com outra pessoa (42% dos participantes disseram que a família é a primeira escolha como companhia de viagem para um destino favorito, contra 37% na região). Ou com um animal de estimação (11% levariam animais de estimação em uma viagem como primeira escolha, acima da média de toda a região, de 6%). Eles também são mais propensos a dizer que compram viagens como um mimo para “ficar longe de tudo” (69% contra 57% na região).