No atual momento de crise brasileira, muitos empreendedores passaram a buscar por novas oportunidades de negócio. Por conta disso, muitos têm prestado atenção a um modelo que se beneficia bastante da internet, os clubes de assinatura. Podendo oferecer experiências positivas tantos às marcas participantes, quanto às pessoas cadastradas, esses clubes provaram que podem oferecer muito mais do que apenas uma caixa com produtos para experimentação. “Diferente de uma marca que vende o seu próprio produto como a melhor opção, os clubes mostram, por meio da experimentação, as melhores opções em produtos para cada perfil”, explica Flora Singer, diretora comercial da Glambox. Em entrevista exclusiva à ClienteSA, ela fala mais sobre essa opção de negócio, bem como os cuidados que ele exige.
ClienteSA: Como o atual cenário do mercado beneficiou o surgimento dos clubes de assinatura?
Flora: A crise que o atual mercado enfrenta tem deixado muitas empresas de cabelo em pé, principalmente, o varejo. Os clubes de assinatura oferecem soluções inteligentes para esse mercado. Com budgets reduzidos, as empresas têm uma verba menor para anunciar um lançamento, por exemplo. O clube de assinatura pode ajudar a fazer essa comunicação de uma maneira ainda mais eficaz: dentro da casa do seu consumidor em potencial.
Como está esse setor hoje?
Os clubes de assinatura passaram por um boom nos últimos anos. Era comum ver clubes surgirem em diversos setores. Poucos sobreviveram. É preciso entender a mecânica desse novo segmento. Os assinantes dos clubes são mais exigentes que o consumidor comum. Como eles assinam uma experiência, não sabem o que vão receber em produtos. É preciso manter as expectativas em alta e sempre surpreendê-los. O setor tem grandes nomes, principalmente, no segmente de bebidas e cosméticos. É uma grande oportunidade para marcas e para o consumidor.
Quais sãos os diferenciais deste segmento que beneficiam as empresas? E os clientes?
O principal diferencial é a consultoria que o clube oferece. Diferente de uma marca que vende o seu próprio produto como a melhor opção, os clubes mostram, através da experimentação, as melhores opções em produtos para cada perfil. A partir disso, as empresas ganham, pois têm um clube por trás assinando a qualidade da marca e do produto. Os clientes ou assinantes também, pois conhecem e experimentam diversas possibilidades que podem agradar mais o perfil de beleza ou paladar.
Em meio ao ambiente de lojas virtuais, como os clubes podem se diferenciar e conquistar os consumidores?
Em geral, os clubes de assinatura vão além da compra e aquisição de produtos. A Glambox, por exemplo, oferece uma experiência única para suas assinantes. Ela começa com o preenchimento do seu perfil de beleza no nosso site, passa pelo recebimento da caixa na casa dela. E prolonga-se por quase 30 dias com dicas de beleza e tutorias que ela assiste no nosso canal do Youtube; pesquisa de mercado, a qual ela pode dar a opinião dela através de um questionário online sobre os produtos que recebeu; trocas de pontos por meio de um clube de fidelidade, o Glamclub.
Como fazer com que permaneçam cadastrados?
Temos uma equipe dedicada de atendimento ao assinante para garantir que ela tenha suas dúvidas sanadas e problemas resolvidos. Além disso, trabalhamos com marcas exclusivas, enviamos lançamentos em primeira mão e nos preocupamos com a experiência que ela vai viver antes, durante e, principalmente, depois do recebimento da caixa. Temos assunto o suficiente para manter nossas assinantes conectadas e engajadas em nossas mídias sociais até que a sua próxima edição chegue à sua casa.
Houve alguma experiência marcante?
A Glambox trabalha com dois públicos: as assinantes e as marcas. Precisamos agradar essas duas pontas para manter a roda girando. Falando um pouco sobre as marcas, já tivemos cases curiosos e que mudaram o posicionamento de um produto durante uma campanha publicitária. Durante o lançamento de um shampoo à seco de uma marca específica, os produtos estavam direcionados para a mulher 25 anos +, pois acreditavam que essa mulher trabalhava, tinha filhos pequenos e pouco tempo para lavar, secar e arrumar o cabelo. Através de uma pesquisa de mercado com as nossas assinantes descobrimos que quanto menor a idade dela, menos vezes ela lava o cabelo na semana. Isso porque essa menina estuda, trabalha, sai na balada e precisa estar sempre com o cabelo limpo e arrumado. Ou seja, por meio de uma ação de experimentação seguida da pesquisa ajudamos a marca a reposicionar o produto testado para um público mais assertivo.