Sim, há motivos para comemorar o dia do consumidor. Essa é a opinião da advogada especialista em direito do consumidor, Ellen Gonçalves, do Pires & Gonçalves Advogados. “Nesses 21 anos de Código de Defesa do Consumidor houve um amadurecimento nas relações de consumo. De um lado, o consumidor mais protegido e exigente quanto aos direitos e expectativas, e de outro, o fornecedor, consciente da importância do atendimento de qualidade desde a oferta até a o pós-venda, para a manutenção do seu cliente, sua imagem, e eventuais avanços no mercado”, aponta.
Porém, ela reforça que, com milhões de brasileiros adentrando pela primeira vez o mercado de consumo, é preciso exigir maior dedicação na educação para o consumo por parte do Governo e incentivo a harmonização das relações de consumo, como pré-estabelecido na lei. “Esse movimento é positivo para esse mercado e favorece o respeito ao cidadão, trazendo igualmente, ganhos econômicos para as empresas.”
“Todos ganham em um mercado de consumo harmônico onde consumidores e fornecedores são conscientes de seus direitos e deveres e caminham em uma só direção, a da obtenção da maior qualidade dos produtos e serviços, preços e sustentabilidade”, pontua a advogada. Para alcançar resultados consistentes a advogada ressalva que é necessário contar com a participação efetiva de todos; consumidores, fornecedores, associações, Procons, órgãos diretos e indiretos de defesa do consumidor.