Uma questão de tempo?

Quando se trata da aproximação das empresas com os clientes, não há uma regra. Muitas seguem pelo caminho que possuem maior confiança de bons resultados, outras podem ser mais ousadas e procuram por inovações, mas não se pode deixar de negar que todas se preocupam em atender as necessidades dos clientes, seus desejos e conquistá-los. Entretanto, tempo é dinheiro e elas também se preocupam com a melhor maneira de fidelizar e, ao mesmo tempo, conseguir ganhos rápidos. Por essa razão, muitas investem em ações de marketing que, por mais que sejam de curto e médio prazo, se bem feitas são capazes de chamar a atenção dos consumidores e fazer com que a marca os conquiste mais rápido. “Essas táticas de marketing são importantes e eficazes tanto para atração de novos clientes, quando para a fidelização de quem já é cliente”, diz Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal da Magazine Luiza.
Sem contar que é por meio dessas campanhas que os negócios podem se diferenciar e oferecer o “algo a mais” que os clientes procuram. “Marketing, para nós, é uma forma de encantar clientes, com foco em atração, retenção, construção de marca e, claro, conversão de vendas. Trabalhamos integrado com produto, visual merchandising, comunicação e vendas, com ferramentas como: calendário de vitrines, lançamentos de produtos, material de PDV, redes sociais e treinamentos equipes internas, tanto com conteúdo de marca quanto com ações de vendas e promoções”, expõe Nanina Rosa, diretora de marketing da Imaginarium. 
Ainda assim, é comum que alguns empreendedores se mostrem receosos quando se trata de investir em tais estratégias com foco na fidelização. Um fator é a preocupação dos consumidores serem conquistados por um curto prazo de tempo, somente enquanto a promoção ou a entrega de brindes durarem, por exemplo, e não retornando mais à marca. Outro é o fato de que muito se fala que a fidelização leva tempo para ser construída, pois depende da confiança do público, porém qualquer passo em falso pode prejudicá-la rapidamente. Como, então, conseguir lidar com tais desconfianças? Nanina afirma que a empresa precisa ter em mente que mais importante do que vender um produto, nessas ações é essencial que se venda uma verdade e valores que são importantes para a empresa, como também que o cliente não se sinta enganado. “Não vejo como campanhas bem planejadas, com foco no cliente, possam prejudicar a imagem da empresa. Elas devem conter os valores da marca, conceito, produto e comunicação.”
Uma alternativa é também criar ações que ofereçam a melhor experiência possível, como é o objetivo da Land Rover. “Os clientes, quando compram um veículo de uma marca premium, não estão adquirindo apenas um meio de locomoção, mas sim um estilo de vida, uma experiência. Assim, trabalhamos para que nossos carros e nossa marca entreguem isso”, conta o diretor de marketing e produtos, Gabriel Patini. Mais do que uma experiência premium, o executivo explica que a marca sempre procura oferecer mais do que o cliente espera. Ou seja, a missão é superar expectativas. “Isso ocorre quando o cliente investe em um de nossos carros e o nosso produto, os nossos serviços, os nossos convites para os eventos de experiência que promovemos, trazem mais valor a ele do que o montante pago pelo veículo em si.”
Ainda de acordo com Patini, as ações promocionais podem se fazer de extrema importância, pois ainda que seja um processo de longo prazo, a fidelização deve ser pensada e executada todos os dias. “Quando ele compra um carro das nossas marcas, isso é só o começo de um relacionamento que dura alguns anos.” Como faz a Claro, cujo objetivo é o de justamente estar presente no dia a dia do cliente, tornando a sua vida mais prática. “A empresa preza pela excelência na qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Essa é a melhor maneira de conquistar a fidelidade dos consumidores”, declara Maurício Torres, diretor de produtos e fidelização da operadora. “A empresa preza pela excelência na qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Essa é a melhor maneira de conquistar a fidelidade dos consumidores”. Ainda mais nesse momento, em que a companhia se encontra com novo posicionamento da marca, em que envolveu a participação de todos os públicos, por meio de pesquisas de mercado.
Na verdade, a conquista de bons resultados está justamente na união dessas ações, que trazem retorno rápido, com o processo de fidelização mais duradouro. “Para se construir fidelização é necessário realizar um planejamento estratégico de longo prazo e criar ações recorrentes e que despertem o desejo nos clientes de continuarem se relacionando com a sua marca”, conta Ilca. Aliás, como em qualquer outro plano da empresa, planejamento é o ponto principal para que haja a efetividade das ações. “É preciso ainda ter disciplina para segui-lo, porém, ao mesmo tempo flexibilidade para saber redirecionar quando necessário, seja por uma questão de estratégia interna ou alguma mudança no cenário de mercado (concorrência ou indústria).” O resultado, ao final, será um cliente que se sentirá único e especial para a empresa, com grandes chances de se tornar seu defensor e divulgador.

E para você, como as ações de marketing podem ajudar na fidelização de clientes? Participe da nossa enquete!

Confira também as outras matérias do Especial:
Em um quadro onde diferenciar-se está cada vez mais difícil, investir em marketing permite encantar cliente
Faz parte da fidelização oferecer mais do que o cliente está esperando
Faz parte do processo de fidelização criar ações que façam o cliente se sentir especial e único
 
União de ações de marketing e fidelização permite estar presente no dia a dia do público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima