Universidade Datasul apresenta metodologia de treinamento via web

0
2

Uma nova metodologia de distribuição do conhecimento, via web, está sendo disponibilizada no mercado pela Universidade Datasul. Com ela as empresas podem oferecer cursos e treinamentos personalizados aos seus colaboradores e clientes, de forma ágil e econômica. Para isto, conta com nova tecnologia de distribuição do conhecimento, cujo diferencial é a utilização de plataforma de gestão da aprendizagem denominada Knowledge Server, que permite a administração da grade curricular de cada profissional da empresa ou instituição.

“Com este novo serviço, as empresas podem administrar o patamar de conhecimento de cada colaborador da organização e direcionar, de forma personalizada, os treinamentos. Tudo isto, via web, de forma rápida, eficiente e econômica”, explica Alice Feuser, gerente da Universidade Datasul. Como exemplo ela cita o caso da rede de profissionais da Datasul, distribuídos em todo o Brasil pelas franquias de distribuição e de desenvolvimento. “Remodelamos toda a estrutura de treinamento da network da Datasul com esta plataforma de gestão e já obtivemos uma economia de R$ 250 mil, em apenas dois meses”, explica. “Administramos de forma completa a grade curricular de todos os profissionais envolvidos e realizamos os treinamentos diretamente da mesa do especialista para a mesa do treinando, pela internet, por meio de um computador multimídia”.

Além da economia com transporte e estadia necessários para realizar os cursos de forma presencial, esta tecnologia possibilitou a diminuição da duração média do treinamento de 16 horas para no máximo 4 horas, pois este modelo permite que o conhecimento seja oferecido de acordo com a necessidade específica do usuário. Em outras palavras, o Knowledge Server permite dividir o aprendizado em partes – os chamados objetos de aprendizagem, que juntos formam uma trilha de conhecimento, que são: trilhas de aprendizagem prescritivas – contendo os objetos que todo o Network precisa ter contato – e, as trilhas adaptativas – criadas de acordo com a necessidade específica de cada profissional da comunidade.

“No caso da Network da Datasul por exemplo, a Universidade desenvolveu um mapeamento de todo o conhecimento dos usuários. Com esta ferramenta, conseguimos cruzar estas informações e estabelecer exatamente o que cada pessoa precisa aprender. Se for um profissional recém ingresso na network e sem conhecimento sobre seus produtos, ele terá uma orientação de trilha de aprendizagem prescritiva”, afirma Alice.

A idéia é que este profissional tenha uma completa formação para a sua área de atuação. A metodologia permite que este usuário possa gerenciar os treinamentos realizados e os que ainda faltam realizar, além de interagir com professores, outros participantes e ter acesso às soluções Datasul, tudo via web. Até agora, foram realizados 21 treinamentos para profissionais da Datasul, atingindo mais de 330 pessoas. O objetivo é, que até o final deste ano, sejam desenvolvidos mais de 80 cursos com esta ferramenta.