Usina Central de Álcool Lucélia informatiza departamentos

A Usina Central de Álcool Lucélia, especializada na produção de álcool, açúcar e energia elétrica, informatizou os principais departamentos envolvidos no processo de transformação da cana-de-açúcar, com a implementação do banco de dados Adabas, integrado aos ambientes Internet e Windows. O projeto foi realizado pela Consist, empresa de Tecnologia da Informação voltada para a gestão de negócios na América Latina, em parceira com a Dura-lex, empresa especializada no desenvolvimento de softwares e aplicativos.

O início da operação ficou sob a responsabilidade da Dura-lex, que desenvolveu quatro módulos para trabalharem com o Adabas; são eles: contábil financeiro, recursos humanos, controle agrícola e controle industrial. Cada módulo é composto por vários aplicativos. O Adabas armazena todos os dados do processo de produção da cana-de-açúcar, desde a roça até o produto final, como por exemplo, o álcool e o açúcar. O departamento industrial foi o primeiro a ser informatizado, pelo fato de o setor ser o que mais recebia dados, como informações sobre o processo químico de fabricação do álcool e do açúcar. Em seguida, foram o agrícola, o contábil financeiro e, por último, o de recursos humanos.

Após a criação dos módulos, a Dura-lex e a Consist fizeram um trabalho de conscientização das funcionalidades da nova tecnologia e treinaram os usuários. De acordo com Celso Pagnosi, diretor comercial da Dura-lex, a decisão para a implantação do projeto tecnológico com o Adabas na usina deu-se pela necessidade de modernização e a troca por um aplicativo Office. O próximo passo da empresa é a automatização dos laboratórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima