Uso das melhores práticas


A Computeasy, provedora de produtos e soluções em TI e Telecom para o mercado corporativo, está promovendo uma série de investimentos, para que os colaboradores dominem e executem as recomendações da ITIL (IT Infrastructure Library – conjunto de documentos que cobre diversas áreas e descreve as melhores práticas já adotadas em diversas empresas do mundo para o gerenciamento da infra-estrutura e serviços de informação). “Uma das principais finalidades (do ITIL) é alinhar os serviços de TI com as estratégias de negócios das companhias”, resume Rodnei Kojima, diretor de tecnologia e serviços da Computeasy.

Até agora, mais de 70 funcionários estão habilitados a aplicar a metodologia em várias atividades. “O conhecimento dessas referências é importante em dois sentidos: aplicar as melhores práticas na operação da Computeasy, e oferecer aos clientes serviços de alta qualidade por meio de processos e pessoas capacitados”, enfatiza Kojima.

Kojima explica que as recomendações ITIL tratam da governança de TI em cinco aspectos principais: perspectiva do negócio; gerenciamento de sistemas; entrega de serviços (provisionamento); suporte; e gestão de infra-estrutura. “Todo serviço de informação é apoiado em três pilares: pessoas, tecnologia e processos. O ITIL foca no terceiro item”, esclarece. “Na prática, o objetivo é fazer com que os níveis de disponibilidade, suporte e desempenho dos serviços de TI reflitam as premissas do negócio final da empresa ou unidade de trabalho”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima