Uso de serviços de comunicação nas classes D e E



A Ericsson e a Ipsos, multinacional de pesquisas, apresentou estudo sobre o consumo de serviços de comunicação entre os consumidores das classes D e E. A pesquisa quantitativa foi relizada com 700 entrevistas pessoais. Os resultados finais mostram que 45% da amostra possuem e 54% já usaram um celular. O uso da telefonia móvel é maior que o da telefonia fixa – que tem apenas 12% de penetração.

 

A pesquisa revela ainda que 45% da amostra possuem celular e seu uso é gerenciado pelo aspecto financeiro. A característica predominante do uso do celular nas classes D e E resumem-se a um celular pré-pago, sem acesso à Internet, compartilhado com outras pessoas e que basicamente é utilizado apenas para fazer e receber chamada e/ou enviar e receber mensagens de texto (SMS).

 

Outra dado do estudo mostra que 65,6% demoram pelo menos cinco anos para trocar de terminal, devido a baixa renda e o desconhecimento das inovações tecnológicas. O celular acaba sendo a porta para a inclusão ao mundo moderno, ainda que não façam questão de usufruir todas as funcionalidades disponíveis. São pessoas que têm pouca familiaridade com outros serviços e funcionalidades.

 

Internet – A penetração de computador e Internet no domicílio ainda é baixa: 6% tem acesso a computador e 3% tem acesso à Internet. No entanto, o uso está mais democratizado: 31% já usaram um computador e 25% já acessaram a Internet. Este último número sobe para 81% entre as pessoas que já usaram computador.

 

O acesso ao computador e à Internet em domicílio esbarra na posse de computador, por conta do investimento necessário para a compra do mesmo. Assim, conclui-se que a primeira barreira de uso da Internet é a falta do equipamento no domicílio, ainda que os centros públicos estejam suprindo essa lacuna e trazendo o acesso à população. Este acesso se dá tanto na escola, quanto em centros públicos de uso pago. A lan house é o maior (ou quase único) ponto de contato do usuário com a Internet.

 

A utilização da Internet se dá especialmente para comunicação pessoal, profissional ou para acessar mecanismos de busca/informação. Essas funções são acessadas quase que diariamente. Compartilhamento de arquivos, comércio eletrônico, acesso/produção de blogs e/ou sites e uso de softwares ainda são serviços e funções muito distantes dessa população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima