Os dispositivos móveis estão cada vez mais populares. Uma pesquisa online feita pelo IDG Global Solutions (IGS) identificou diferenças entre as marcas de smartphone preferidas e sua utilização por região, mas deixa claro que o telefone celular tradicional está perdendo espaço. Quase 13700 pessoas de 16 países, incluindo o Brasil, participaram da pesquisa realizada nos meses de fevereiro e março pelos sites dos principais títulos do IDG, como Computerword, PC World, MacWorld, Network World e CIO – no Brasil, participaram leitores e usuários dos três primeiros e do IDG Now!, publicados pelo Now!Digital Business, parceiro do IDG no país.
Mundialmente, mais de dois terços dos participantes da pesquisa revelaram que usam um smartphone para fins pessoais (73%) ou de negócios (69%) – no Brasil, 89,39% responderam usar smartphones para fins pessoais e 74% para o trabalho. Apple, Blackberry, Nokia e Sony Ericsson são as principais marcas que dominam o mercado, dependendo do país. Para os dois tipos de uso, Nokia e Apple lideram na Europa, enquanto nos Estados Unidos a Apple (29%) e a Blackberry (26%) são muito competitivas para usuários de negócios, mas entre os usuários pessoais a Samsung, com 15%, é a segunda marca, depois da Apple (33%).
No Brasil, a Apple lidera nos dois segmentos, com 36,5% para uso pessoal e 18,3% para uso profissional. A Nokia é a segunda em uso pessoal, com 26,2%, seguida da Samsung (17,2%), enquanto que para negócios a Motorola aparece em segundo lugar, com 14,2%, e a Nokia em terceiro, com 13,9%. A Blackberry ocupa a quarta posição, com 10,6%.
Os proprietários de smartphones demonstram um novo comportamento: 70% deles navegam pela Internet regularmente e usam aplicações móveis – no Brasil, 84,5% usam seus smartphones para acesso à Web, 74,6% diariamente, e 71,7% baixam e usam aplicações móveis. Quando surfam na web com smartphones, os participantes da pesquisa indicaram que as notícias gerais e de TI são as mais populares, seguidas do acesso a redes sociais, considerando os dados mundiais. No Brasil, essa ordem é invertida: as redes sociais lideram, sendo acessadas por 78,3% dos usuários de smartphones que responderam à pesquisa, seguidas de perto de notícias em geral (76,7%) e notícias de TI (62,3%).
Entre as funções utilizadas, a navegação GPS supera as mensagens instantâneas. Na maioria dos países o uso de GPS é superior a 50%, principalmente na Finlândia (77%), Suécia (75%), Dinamarca (88%), Brasil (68%), Austrália (66%), Alemanha (57%), Espanha (56%), Estados Unidos (54%), e Grã-Bretanha (41%). O uso de mensagens instantâneas alcançou 68% no Brasil, e tem destaque também na China (67%) e no México (64%). Outra função bastante utilizada no Brasil é a de acesso a redes sociais, como Facebook, citada por 54,5% dos participantes da pesquisa.
O uso do telefone móvel para recebimento de vouchers, oportunidades e ofertas por localização geográfica não é um fator importante na maioria dos países pesquisados – no Brasil, 31% responderam que usam essa função em seus aparelhos.