Uso do smartphone no transporte

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas utilizando seus dispositivos móveis enquanto estão no transporte urbano. Aliás, torna-se minoria aqueles que não fazem uso do smartphone. O ConsumerLab , área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, que realizou o relatório “Passageiros esperam mais” comprovou esse fato. A análise do uso de dispositivos móveis no transporte urbano foi feita em Londres, Nova York, São Paulo e Xangai. Além disso, o material analisa como esse comportamento tem influenciado o setor de tecnologia e as transformações nas plataformas de planejamento de rota e consumo de conteúdo digital, além do crescimento do m-commerce.
O estudo confirma que a crescente popularização dos dispositivos móveis tem tornado o trajeto no transporte urbano entre o ponto de partida e o destino mais produtivo. Afinal, alguns usuários aproveitam esse tempo livre para enviar mensagens, assistir a vídeos online ou atualizar os seus feeds das redes sociais diretamente de seus smartphones.  Em São Paulo, dos usuários de smartphone, 51% dos entrevistados trocam SMS, e-mails ou mensagens por aplicativos; 48% navegam na internet e 39% usam redes sociais. Uma das principais tendências apontadas é a popularização do consumo de música online. Dos paulistanos, 50% afirmaram usar esse tipo de serviço enquanto dirigem e 53% enquanto andam de ônibus.
Tempo e segurança
Por outro lado, o relatório também traz um comparativo entre São Paulo, Nova York, Londres e Xangai e revela que os paulistanos são os que levam mais tempo para se deslocar diariamente (em média, mais de duas horas). Mas, por questões de segurança, não conseguem utilizar seus smartphones com a mesma periodicidade que os outros usuários. Em Nova York e Londres, mais de 70% acessam a internet enquanto se deslocam pela cidade, enquanto a porcentagem na cidade brasileira é de 53%. Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz: “Em todas as metrópoles analisadas, os usuários entrevistados gastam, semanalmente, 20% mais tempo se deslocando pela cidade do que em momentos de lazer. Estar conectado durante o trajeto, então, é considerado um requisito básico e uma forma de socialização. Mas, a cobertura de rede móvel no transporte urbano, muitas vezes, não está atendendo às necessidades desse consumidor.”
Satisfação 
O relatório também reúne as expectativas e os níveis de satisfação da cobertura móvel nos transportes público e privado – incluindo ônibus, metrôs, táxis e veículos privados. Em São Paulo, 47% dos usuários de smartphones estão satisfeitos com a sua rede móvel para acessar a internet e redes sociais e 39% com a sua conexão para assistir a vídeos no transporte urbano. O estudo também revela que os passageiros que utilizam seus smartphones em quase todas as partes sentem que estão atualizados com a tecnologia. Mas que o setor do transporte está ficando para trás com relação à adaptação às mudanças.  
De acordo com a pesquisa, 43% dos paulistanos gostariam de usar mapas interativos de tráfego em seus descolamentos diários pela cidade. “Os usuários querem informações mais atualizadas e interativas sobre o seu trajeto”, disse Julia. “Eles pedem para estar ‘sempre conectados’ e ter acesso a aplicativos mais personalizados para auxiliá-los a planejar e pagar as suas viagens com maior facilidade, e fazer com que o tempo de trânsito seja mais produtivo.”

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