É comum no mundo globalizado as corporações conviverem constantemente em ambientes críticos. Esse quadro pode ser resultado da pressão para atender as exigências e manter os clientes, concorrência ou deficiência no capital humano. E os desafios não param por ai. Além desses problemas, é preciso desenvolver e superar padrões de qualidade cada vez mais eficazes na busca de competitividade e sobrevivência do próprio negócio.
Como se não bastassem essas conversões, muitas vezes deparara-se com a escassez de recursos financeiros. Todos esses fatores citados contribuíram para que as corporações recorressem às consultorias especializadas, não somente para diagnosticar os problemas das empresas mas indicar e implementar as melhores soluções que poderão ser mensuradas por meio dos resultados de produtividade e lucratividade obtidos.
De acordo com a consultora de empresas Mirian Zacareli, que tem a carreira multifuncional, desenvolvida há mais de 30 anos em um grupo norte-americano de empresas, a contratação de consultoria especializada, nas empresas mais modernas, já deve estar contemplada no orçamento de 2008. Para contratação de bons profissionais em consultoria é importante considerar a formação acadêmica e a experiência atrelados aos resultados obtidos na prática em atividades diversas, além de boas referências no ambiente empresarial.
O conhecimento acadêmico, a prática e a habilidade de envolver os colaboradores, tanto na alta administração como os líderes de processos e subordinados, determinarão o grau de êxito do projeto. Lembrando que a consultoria deve atuar em sintonia com o planejamento estratégico da empresa e encontrar alternativas de melhor desempenho com os recursos disponíveis, implantando sistematização com métodos que conduzirão a uma gestão sistêmica sustentável, reduzindo a burocracia, compartilhando as idéias , maximizando as soluções e comemorando as vitórias.
No entanto, implantar mudanças requer muito cuidado e todas as decisões devem ser compartilhadas e amplamente divulgadas de forma que todos se comprometam de verdade para alcançar os objetivos comuns, viabilizando assim o sucesso do projeto.