Autor: Juliano Bassetto
Cada vez mais, empresas de diferentes nichos investem na implantação de sistemas CRM. O que muitas vezes não é claro para as companhias é que projetos CRM são, na maioria dos casos, mais ágeis, dinâmicos, baratos e não menos abrangentes em relação a plataformas ERP equivalentes.
Um sistema CRM não se envolve a fundo em áreas fiscais, legais ou contábeis, ramos estes tradicionalmente sob influência dos sistemas de gestão. Estes últimos, porém, não atuam com a mesma especialização em departamentos como pré-venda, serviços e marketing, onde a visibilidade é frequentemente mais acentuada.
Por não estarem sujeitas a questões legais ou fiscais, implantações de sistemas CRM costumam ser mais rápidas e tranquilas, muitas vezes sendo feitas em etapas claramente distintas (divididas por departamentos, por exemplo). Algumas vezes, o que desacelera o processo é a necessidade de integração com algum sistema legado, item necessário em um ambiente corporativo 100% integrado. Mesmo assim, o progresso na implantação de CRM é visível.
Outra vantagem dos sistemas CRM é a sua concepção. Por terem surgido algum tempo depois dos sistemas de gestão, contam com novas tecnologias em vários aspectos, proporcionando benefícios como melhor interface com o usuário; melhores ferramentas de integração; facilidade de customização; e desenvolvimento de novas funcionalidades. Essas características do CRM também facilitam o treinamento do usuário para a sua utilização. Quando se opera um novo sistema similar à tecnologia com a qual se está acostumado, a resistência à mudança tende a ser menor, e consequentemente as chances de sucesso aumentam.
Para o empresário ou gestor interessado em uma possível melhora dos processos, fica a certeza de que a utilização de uma ferramenta CRM torna os projetos nessa área menos trabalhosos, com tendência a apresentarem resultados mais rapidamente.
Juliano Bassetto é consultor funcional da Tridea.