Varejo brasileiro pode crescer 6% em 2012



A expectativa para o crescimento do varejo 2012 é de 6% de crescimento, de acordo com o presidente da Federação de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), Mauricio Stainoff. “O varejo está otimista devido à queda da Selic e isso tem animado o setor, que deve facilitar o consumo e o crediário. Esta baixa pode alavancar as vendas e isso é importante para os lojistas”, afirma.



De acordo com Stainoff, a estratégia do governo em baixar os juros e diminuir os impostos para estimular a produção nacional, assim como fez com a queda do IPI, deve fomentar o comércio. “Será o varejo que vai segurar o mercado interno”, defende.  A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também comemora mais uma redução da taxa básica de juros e avalia que o ciclo de quedas da Selic abre espaço para a retomada do consumo interno mais forte e, por consequência, a recuperação do varejo brasileiro.



Para o economista e professor livre docente do departamento de economia da USP, Fábio Kanczuk, embora 2011 não tenha sido bom para o varejo brasileiro, a expectativa para esse ano é otimista. “O Banco Central reverteu o aperto nos juros e começou a soltar crédito, isso será importante neste começo de ano. A economia ainda está andando devagar com crescimento próximo de zero, mas acredito que possa crescer cerca de 4%, podendo chegar a 7% no 2º semestre de 2012”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima