Nos últimos anos, a economia brasileira vem passando por profundas transformações. De recessões a crescimento e estabilidade econômica, a população vivenciou uma nova realidade. Com a chegada do real, o consumo ganhou um novo contorno no país, o que refletiu diretamente no varejo. Agora, depois de anos vivenciando números expressivos de crescimento, o Brasil enfrenta uma crise causada, sobretudo, pela falta de confiança da população em relação à política nacional. E é o universo varejista o tema do livro “Varejo Competitivo, vol. 20”, publicação coordenada pelos professores Claudio Felisoni de Angelo, José Augusto Giesbrecht da Silveira e Nuno Manoel Martins Dias Fouto.
A obra apresenta os seis melhores trabalhos apresentados no “20º Prêmio Excelência em Varejo – IBEVAR”. A premiação é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR). “O novo volume da série ´Varejo Competitivo´ dá continuidade a um projeto pioneiro de publicação de artigos sobre a comercialização de produtos e serviços para o consumidor final. Ele apresenta trabalhos de interesse tanto para o leitor da academia, ou de formação acadêmica, quanto para aquele que atua profissionalmente na área. É uma obra que tem muito a contribuir para o conhecimento do pequeno ao grande varejista”, informa o presidente do Instituto, Claudio Felisoni de Angelo.
Dos seis capítulos, dois tratam sobre a “tropicalização” da Black Friday, que se destaca pelo interesse do consumidor por ofertas em tempos de dinheiro escasso. Os outros abordam os seguintes assuntos: resultados econômicos oriundos da agregação de imagem aos grandes eventos esportivos por meio dos produtos comercializados pelo varejo; os perfis de idosos que frequentam shopping centers, que representam um segmento de consumidores crescente no país; alianças entre empresas na área supermercadista, como forma de racionalizar custos; e a relação entre inovação e desempenho econômico, como meio eficiente para superar crises.
O prefácio foi escrito pelo diretor geral das “Lojas Zema”, Romeu Zema Neto. “Quando o consumidor passou a ter em mãos uma moeda estável, tudo mudou. Já não era mais preciso fazer compras urgentes para se proteger dos aumentos de preços. Passou a ser possível esperar, comparar e comprar onde fosse melhor. A competição aumentou e desapareceram muitas empresas ineficientes, que viviam à custa da ´ciranda financeira´”, explica ele.
Cada volume da série traz uma coleção de trabalhos acadêmicos com grande potencial de aplicação à realidade brasileira e dá continuidade a um projeto pioneiro de publicação de artigos sobre a comercialização de produtos e serviços para o consumidor final. Todos os capítulos incluem bibliografia específica, permitindo que o leitor, seja ele profissional do comércio ou estudante de disciplinas relacionadas ao varejo, se aprofunde nos temas da obra. “É uma obra compilada para o varejista, que precisa aumentar a produtividade de seu negócio, para o estudante que pretende aprofundar os seus conhecimentos na área, para o acadêmico que pretende usá-la como material em sala de aula e, também, para quem se interessa pelas questões mais atuais do setor”, Felisoni.
Serviço
“Varejo Competitivo, vol. 20”
Editora: Saint Paul Editora
Páginas: 160
Preço: R$ 79,90