Varejo cresce em janeiro

Em janeiro, o varejo apontou um crescimento de 0,5% excluindo os setores de automóveis e materiais de construção, se comparado com o mesmo período de 2014. Entretanto, o resultado ficou abaixo dos 0,9% de crescimento do último trimestre do ano passado, demonstrando a desaceleração nos gastos dos consumidores. Esses são dados extraídos do SpendingPulse, relatório de vendas do comércio varejista brasileiro desenvolvido pela MasterCard.
As regiões Nordeste (+1,5%) e Sul (+2,0%) apresentaram crescimento acima da média, enquanto Norte (+0,4%) , Sudeste (+0,1%) e Centro-Oeste (-0,3%)  registraram aumento abaixo das vendas totais. Os setores de farmácia e artigos pessoais ficaram acima do índice geral do varejo, enquanto supermercado, combustíveis, materiais de construção, móveis/eletrônicos, vestuário e vendas registraram avanço abaixo das vendas totais. As vendas no e-commerce cresceram 7%, se comparadas ao mesmo período de 2014. As vendas on-line dos setores de móveis e vestuário apontaram aumento acima do índice geral, enquanto o setor de eletrônicos ficou abaixo do índice do setor.  
O indicador de confiança do consumidor caiu para 6,7% em janeiro e, segundo Sarah Quilan,vice-presidente sênior e diretora de Market Insights da MasterCard Advisors, “os níveis de incerteza no ambiente econômico podem continuar a afetar negativamente os resultados das vendas no varejo nos próximos meses”. Segundo o Banco Central, os níveis de inadimplência se mantiveram estáveis, assim como o  indicador de endividamento das famílias. De acordo com o relatório, os aumentos nos juros e nas taxas (IOF), combinados com a crise hídrica, que pode causar racionamento de energia e água, devem aumentar as preocupações econômicas e levar à redução dos gastos dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima